Skip to content

A importância da nutrição para o tratamento oncológico

12 novembro 2020

Comumente, o paciente em tratamento do câncer manifesta alguns efeitos colaterais que podem ser leves ou agressivos, variando entre: náuseas, vômitos, anemia, mucosite, esofagite, constipação ou diarréia, alterações no apetite, entre outros. Esses efeitos geralmente são oriundos da toxicidade do tratamento e influenciam em diversos aspectos da vida do paciente, especialmente em sua rotina alimentar.

A terapia nutricional é essencial para a qualidade de vida quem está passando pelo tratamento do câncer, pois é capaz de contribuir para preservação da saúde, além de ajudar na diminuição dos efeitos colaterais assim como, também, auxiliar na potencialização dos resultados das terapias empregadas.

Nutrição no tratamento do câncer

O nutricionista oncológico é responsável por equilibrar e adequar a dieta ideal compreendendo o perfil do paciente e sua a necessidade nutricional. Assim, o processo de readaptação alimentar torna-se mais próxima de sua realidade, paladar e gostos, não causando um choque em seu dia a dia.

É importante lembrar que a nutrição oncológica demanda um comprometimento entre paciente, familiares e de todos os profissionais envolvidos para que aconteça de maneira eficiente e cumpra o seu objetivo na promoção de saúde. Além disso, o acompanhamento com o nutricionista deve começar juntamente com o tratamento para que seja realizada a primeira avaliação nutricional e início do monitoramento para manter ou ajustar o plano de cuidado nutricional.

Separamos algumas dicas para quem se encontra em tratamento oncológico:

  • Elimine os alimentos industrializados da rotina;
  • Estude os componentes no rótulo dos produtos antes de comprar;
  • Inclua alimentos ricos em fibras na dieta;
  •  Reduza o açúcar, sódio e excesso de gordura;
  • Beba em média 2l de água por dia;
  •  Evite alimentos crus e derivados do leite fora de casa para evitar o risco de contaminação;
  •  Lavar os alimentos antes de consumir;
  •  Higienizar bem a boca antes e depois da refeição, o bochecho com chá de camomila antes das refeições é recomendado para prevenção de mucosite.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
A importância da nutrição para o tratamento oncológico
Nome do post
A importância da nutrição para o tratamento oncológico
Descrição
A nutrição é essencial para a qualidade de vida quem está passando pelo tratamento do câncer e pode diminuir os efeitos colaterais. Entenda!
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também