Skip to content

A necessidade proteica após a bariátrica

29 novembro 2020

A gastroplastia, também conhecida como cirurgia bariátrica, é um procedimento amplamente difundido e requer rigor nos cuidados pós-operatórios. Devido à diminuição da capacidade do estômago, faz-se necessária uma dieta que não coloque o paciente em risco nutricional e possibilita uma recuperação saudável.

Nutrientes como a proteína são fundamentais para a boa saúde após a cirurgia. Neste artigo, vamos explicar melhor como este macronutriente pode influenciar no resultado do procedimento.

Quem precisa de cirurgia bariátrica?

O procedimento é indicado no tratamento de indivíduos diagnosticados com obesidade mórbida, ou seja, Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 ou a partir de 35 associado a doenças como diabetes e hipertensão.

Para calcular o seu Índice de Massa Corporal, basta dividir o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

IMC = Peso ÷ (Altura × Altura)

Você também pode fazer o cálculo facilmente no site do Centro de Obesidade e Diabetes. Basta clicar aqui.

Quais são os tipos de cirurgia bariátrica?

  • Restritiva: diminui o tamanho do estômago. Ex.: Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”.
  • Mista: Redução do tamanho do estômago e desvio do trânsito intestinal. Ex.: Bypass Gástrico e Derivação Biliopancreática.

O que acontece com o corpo após a cirurgia?

A cirurgia bariátrica pode ser realizada por laparoscopia (método minimamente invasivo em que o procedimento é realizado através de uma pequena incisão no abdômen) ou aberta (através de um corte de cerca de 30 cm). O método aberto requer mais repouso para favorecer a cicatrização.

No primeiro mês, a perda de peso é de cerca de 10% pois a capacidade do estômago é reduzida drasticamente – vai de cerca de 1l a 200 ml – e a capacidade de absorção também cai, o que torna a nutrição e a hidratação um desafio para os pacientes.

Necessidades nutricionais após a bariátrica

Após a cirurgia, é comum que haja deficiência de ferro, vitaminas do complexo B, D, cálcio e até mesmo desnutrição. Nesse período a necessidade proteica também é aumentada pois há catabolismo – um processo metabólico que aumenta a necessidade de energia e nutrientes, também usando os músculos como fonte de energia para que continue funcionando normalmente.

As proteínas também desempenham um papel essencial em todas as etapas da cicatrização, pois auxiliam diretamente na reconstrução dos tecidos.

Se a necessidade de proteína não é atingida, o déficit provoca problemas como perda excessiva de massa magra, queda de cabelo, enfraquecimento de unhas e redução da imunidade.

Com o apetite, paladar e capacidade digestiva alterados, é difícil que o paciente consiga consumir toda proteína necessária – cerca 60g inicialmente e 1,5g de proteína por kg de peso posteriormente – por isso é importante que se faça uso de suplementos de proteína de alto valor biológico.

Suplementação com Fresubin Protein Powder

O Fresubin Protein Powder foi desenvolvido pela Fresenius-Kabi, empresa que atua há mais de 40 anos no Brasil e está entre as mais conceituadas marcas do segmento de nutrição clínica. Ele é um módulo de proteína de alto valor biológico com 100% de Proteína do Soro do Leite (whey protein), sem adição de carboidrato, gordura, glúten e lactose, e atua diretamente na recuperação e manutenção da massa muscular – o que o torna ideal para a suplementação pós-bariátrica.

O Protein Powder é prático e simples, pois tem sabor neutro e pode ser adicionado a preparações doces e salgadas, frias ou quentes (sem ferver). Experimente!

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
A necessidade proteica após a bariátrica
Nome do post
A necessidade proteica após a bariátrica
Descrição
A cirurgia bariátrica é um procedimento que requer rigor nos cuidados pós-operatórios. Nutrientes como a proteína são fundamentais para a boa saúde após a cirurgia. Neste artigo, vamos explicar melhor como este macronutriente pode influenciar no resultado do procedimento.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também