Skip to content

Anemia e desnutrição infantil

24 junho 2019

A anemia e a desnutrição são os maiores vilões quando se trata de problemas na alimentação das crianças e jovens no mundo todo. A alimentação é parte importante da nossa vida e precisamos sempre buscar uma vida saudável que alie o consumo de bons produtos com atividades físicas.

Além disso, as crianças e jovens precisam de atenção especial, já que costumam negligenciar a alimentação e nós, pais, precisamos estar atentos para auxiliá-los nas escolhas corretas. Em alguns casos, o médico ou nutricionista pode recomendar o uso de produtos para complementar a dieta das crianças, como o Nutren Junior, que possui diversos nutrientes essenciais.

Vamos agora saber mais sobre a anemia e desnutrição para poder combatê-las adequadamente.

Anemia, o que é?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é definida pela baixa concentração de hemoglobina no sangue, decorrente da ausência de um ou mais nutrientes essenciais. A anemia é um importante indicador de desnutrição podendo afetar pessoas de todas as faixas etárias. Ela atinge de uma a cada quatro pessoas, o que representa 24,8% da população mundial. No entanto, é nos mais jovens que ela ocorre com maior frequência.

Desnutrição, o que é?

A desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestao ou absorcao de nutrientes essenciais. A doença pode ser dividida em três níveis de gravidade. Nos casos mais graves as consequências podem ser irreversíveis, ainda que a pessoa sobreviva. Contudo, ela pode ocorrer sem que se note os sintomas e pode ser controlada e revertida com o uso de uma dieta adequada

A desnutrição contribui com mais de um terço das mortes de crianças no mundo, segundo dados da OMS, apesar de dificilmente ser listada como a causa principal. Nos anos 70, cerca de 30% das crianças entre 5 e 9 anos estavam com déficit de altura no Brasil, o que indica um fator de desnutrição de longa data durante a infância.

As causas da desnutrição

A causa mais comum da desnutrição está na falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo. Além disse, os maus hábitos alimentares, como amamentação inadequada, ingestão de alimentos ultraprocessados de baixo valor nutricional e a falta de conhecimento ou cuidado sobre as informações nutricionais dos alimentos consumidos contribuem para o estado de desnutrição.

Quais nutrientes faltam?

Os nutrientes com maiores índices de deficiência são:

  • Ferro
  • Zinco
  • Cálcio
  • Vitamina A
  • Vitamina E
  • Vitamina C
  • Ácidos graxos essenciais
  • Vitamina D

Principais sintomas

O sinal mais comum da desnutrição é a perda de peso. Além disso, esse fator pode ser acompanhado da falta de força e energia da pessoa, acarretando na incapacidade de realizar tarefas rotineiras. Pessoas com problemas de desnutrição desenvolvem anemia com frequência e isso pode causar a falta de ar e de energia.

Nas crianças, os sinais indicativos de desnutrição incluem a incapacidade de concentração, o aumento da irritabilidade e o crescimento atrofiado. Nos casos de desnutrição mais graves podem ocorrer inchaço no estômago, na face e nas pernas além de alterações na pigmentação da pele.

Tratamento

A forma mais eficaz de tratamento é certamente a dieta, que deve possibilitar a manutenção, reposição e reserva adequadas de nutrientes para o bom funcionamento do organismo. Para isso, é importante que seja feita e acompanhada por um médico ou nutricionista.

Outro modo é a educação alimentar. Saber escolher os alimentos e prepará-los é muito importante em todas as etapas de nossa vida. Como a desnutrição ocorre muito mais na infância, é essencial que as pessoas que fazem parte do processo de educação/formação das crianças, como os pais, a família e professores tenham acesso a informações sobre aproveitamento dos alimentos e a alimentação saudável. Dessa forma as crianças também serão orientadas e crescerão com essa informação.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, não deixe de nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.
Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.
Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.
Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!
Espero que tenham gostado de nosso artigo, a gente se vê no próximo,
até!


Leia também