Skip to content

Como alimentar idosos com Disfagia

11 maio 2022

Ao que parece, engolir é uma ação simples e mecânica. No entanto, o ato depende de um complexo mecanismo neuromotor interligando a boca, faringe, esôfago e estômago. Em idosos com Disfagia, a deglutição de líquidos ou alimentos acaba sendo dificultada.

Para entender melhor como podemos impactar positivamente na alimentação do idoso com Disfagia, precisamos entender como ela ocorre, quais perdas podem trazer e até como evitá-la ou tratá-la. Confira abaixo!

Por que a disfagia é mais comum em idosos?

A Disfagia é caracterizada por qualquer problema no sistema de deglutição. Quando o transporte de alimentos ou líquidos podem “vazar” para as vias aéreas.

Nesses casos, seus principais sintomas são dor, tosse ou asfixia ao engolir, refluxo, azia frequente e rouquidão.

Distúrbios neurológicos comuns no envelhecimento podem acabar sendo a causa da disfagia, como a doença de Parkinson e de Alzheimer.

Ela ocorre em cerca de 8 em cada 10 pessoas com Parkinson e dois terços das pessoas com Alzheimer, de acordo com pesquisas.

Qual é a perda de Disfagia em idosos?

Os principais perigos da Disfagia é o risco para broncoaspiração que pode gerar uma série de problemas como infecções pulmonares, além do risco de morte.

A disfagia também pode causar dificuldade para engolir líquidos finos, como saliva, idosos com essa condição sofrem o risco de pneumonia por aspiração, causada pela aspiração de líquidos na boca e no estômago. Ou seja, os idosos com disfagia estão sempre em risco de asfixia.

Como prevenir e tratar a Disfagia

Manter o peso corporal e o estado nutricional recomendados é uma grande preocupação para os idosos com disfagia. Em muitos casos, a doença não está em estágio avançado e apenas ocasionalmente causa dificuldade para engolir.

Essa dificuldade também pode ser causada por outros fatores associados ao envelhecimento, como diminuição da saliva e perda de dentes.

Mesmo que as dificuldades de deglutição ocorram apenas ocasionalmente procure ajuda médica, além de tomar certas precauções como:

  • Comer devagar;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Preferir alimentos mais macios e pastosos;
  • Evitar alimentos duros e secos como bolachas, bolachas e sal;
  • Sente-se direito enquanto come;
  • Não deite imediatamente após uma refeição;
  • Faça refeições pequenas e frequentes todos os dias.

Espessantes podem ajudar a alimentar idosos com Disfagia?

Os espessantes podem ser usados ​​para ajudar os idosos a obter uma boa nutrição. Instanth Clear é um espessante para alimentos desenvolvido com maltodextrina e gomas alimentícias.

Ele é ótimo para proporcionar saciedade e sua fórmula é natural, sem acréscimo de nenhuma substância prejudicial, o torna perfeito para qualquer dieta em alimentos líquidos como sucos, leite, água, caldos entre outros, acrescentado apenas ao final da preparação, quentes ou frios, assim que estiver pronto para consumo, para garantir suas propriedades, sem afetar o aroma, cor e nem sabor. Até a água pode engrossar.

Para a introdução e utilização adequada de espessantes, indicamos avaliação médica – ou de um nutricionista – para que a frequência e quantidade de consumo estejam de acordo com o estado clínico de cada pessoa.

Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nosso telefone é 0800-773-5355 e o WhatsApp (11) 98459-1243.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!


Leia também