Skip to content

Como utilizar os acessórios para a Dieta Enteral?

13 novembro 2018

Para que a Dieta Enteral seja efetiva e as propriedades das fórmulas especialmente desenvolvidas para esse propósito tragam os benefícios esperados aos pacientes, existem alguns equipamentos que precisam ser utilizados, os chamados: acessórios para dieta enteral.

Dada a natureza da dieta, é essencial que certos cuidados sejam tomados. Nada complicado, mas exige certa atenção.

Vamos contar como utilizar os acessórios corretamente e garantir que o cuidador irá proporcionar ao paciente um processo tranquilo e sem desperdícios.

Higienização dos acessórios de Dieta Enteral 

Como início dos cuidados, a higienização dos acessórios precisa ser garantida.

Todos os objetos utilizados na administração da dieta por onde a fórmula passará, precisam estar bem limpos.

Mesmo que eles tenham chegado em embalagem especial, é importante garantir esse passo, lavando com detergente neutro, enxaguando sob água quente e esterilizados com álcool.

Para facilitar o processo, você pode utilizar um produto especial para a esterilização como o Hidrosteril, economizando etapas e deixando a rotina mais prática.

Nesse caso, em uma vasilha de água fervida e fria, adicione 1 ml (20 gotas) de Hidrosteril para cada litro de água contido no recipiente.

Aguarde 15 minutos e utilize-os normalmente.

Não é preciso enxaguar, pois a solução evapora naturalmente.

Quanto ao cuidado de quem manipula a dieta e os equipamentos com as mãos, elas devem estar sempre limpas ou envolvidas com luva.

Utilização da Sonda na Dieta Enteral 

A sonda conduz o alimento ao paciente, e deve ser higienizada tanto na parte externa quanto na interna, evitando que as partículas de sujeira do ar se acumulem, trazendo algum risco de infecção ao paciente.

Após a limpeza, seque a sonda. Esse acessório ficará ligado ao equipo, garantindo o trânsito da fórmula.

Utilização do Frasco e do Equipo na Dieta Enteral

Antes de conectar a sonda ao equipo, é importante garantir que pinça do rolete esteja fechada, para que o produto não seja desperdiçado.

Fixe o frasco acima da cabeça do paciente utilizando um suporte específico para isso, abra a pinça, observando o preenchimento do equipo e a saída completa do ar. Quando o equipo estiver totalmente preenchido pela fórmula, feche a pinça.

Garantindo os passos acima, conecte o tubo à sonda do paciente e abra a pinça, tomando cuidado para que o gotejamento não esteja muito rápido.

A sonda precisa estar bem fixa de forma bem firme, garantindo que a alimentação esteja sendo conduzida corretamente.

Para isso, recomendamos a utilização do HelpFix, que proporciona conforto ao paciente na retirada ou inserção do equipamento, não sendo tão agressivo como um esparadrapo, por exemplo.

Frasco, equipo e seringas devem ser descartadas diariamente ou, dependendo do caso, a cada refeição.

Nesses intervalos, não se esqueça de efetuar a limpeza da sonda. Geralmente é feita administrando 20ml de água, com pressão, através de uma seringa, para que não reste nenhum resíduo de produto, eliminando os riscos de contaminação.

Para ter acesso a todos os acessórios mencionados nesse post, acesse o nosso catálogo, clicando aqui.

Lembrando que o primeiro contato sobre a manipulação dos acessórios e demais materiais, bem como a própria fórmula, deve ser feita consultando o seu médico.

Precisa de mais detalhes e informações sobre Nutrição Enteral? Baixe aqui o nosso e-book gratuito sobre o assunto.

Tem alguma dúvida? Fale com nossa equipe de nutricionistas pelos telefones (11) 4994-3555 e 0800 773 5355. Se preferir, clique aqui e ligamos para você!


Leia também