Skip to content

Descomplicando a Dieta Enteral

22 novembro 2017

A doença de um ente querido pode se tornar uma experiência transformadora para a família, especialmente em caso de idosos.

De uma hora para outra, pessoas que nunca tiveram contato ou experiência anteriores precisam lidar com um paciente em casa, mesmo sem ter formação técnica em enfermagem, por exemplo.

E assim se transforma a rotina e todos se veem obrigados a lidar com procedimentos e práticas que podem assustar.

Nessas horas, procurar por informações, em locais confiáveis, é uma ótima saída para se tranquilizar e entender o que está acontecendo.

Entendendo o que é dieta enteral 

Dieta enteral. Se você chegou até este artigo é porque provavelmente algum parente ou conhecido está precisando ou vai precisar fazer uso deste tipo de alimentação.

Esse nome, que soa estranho aos nossos ouvidos, é dado ao tratamento daqueles que não conseguem mais se alimentar por via oral, temporária ou definitivamente.

Mas, permanecem com o aparelho digestivo em pleno funcionamento.

Assim, o processo de alimentação ocorre por meio de um tubo ou sonda flexível, que podem ser introduzidos pelo nariz, pelo abdômen ou até mesmo pela traqueia.

Em todos os casos a alimentação é administrada em forma liquida.

Mas, mais do que entender o que é a dieta enteral, é preciso entender sua importância para os pacientes que a necessitam.

A alimentação é o principal meio pelo qual absorvemos os nutrientes e energia que precisamos para conservar o corpo.

Quando perdemos a capacidade de deglutir o alimento por via oral, é preciso encontrar outras formas que permitam ao corpo receber seus benefícios.

Assim, a dieta enteral busca fornecer tudo aquilo que uma pessoa necessita diariamente, como:

  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Gorduras;
  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Água;

Esse tipo de alimentação é muito comum em hospitais, especialmente em UTIs e leitos pós-cirúrgicos.

Com a intenção de proporcionar maior conforto e o convívio daqueles que amamos, muitos hospitais têm dado alta o que nos permite a administração da dieta enteral em casa.

Ter insegurança com o processo é normal, visto que parece algo tão incisivo e o resultado é um mar de dúvidas, ansiedade e medo.

A verdade, porém, é que a administração da dieta enteral é um procedimento descomplicado de ser feito e, com algumas instruções de profissionais de saúde, qualquer familiar legalmente responsável fica apto para a tarefa.

Para que você possa saber mais sobre o tratamento e tirar o melhor proveito para o seu paciente, continue acompanhando nosso blog.

Ah! E se ficar com alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários.

Conte com a gente para te ajudar! 😉

Até a próxima!

Publicado por: Nova Nutrii | www.nutrii.com.br


Leia também