Skip to content

O que é dieta normocalórica e dieta hipercalórica?

13 novembro 2017

Neste artigo explicaremos e o que é, e quais as diferenças entre, dieta normocalórica e dieta hipercalórica

Ao receber alta hospitalar, grande parte dos familiares de pacientes que vão para casa utilizando dieta enteral fica com dúvidas de qual dieta seria adequada para o caso.

Normalmente, no momento da alta, o nutricionista e/ou o médico realizam uma prescrição com algumas características da dieta indicada.

Para ser definida qual a melhor fórmula para uso do paciente, é realizada na internação uma avaliação nutricional que vai definir a necessidade diária do paciente de calorias, proteínas e alguma outra necessidade em particular.

Abaixo segue exemplo das dietas mais prescritas no dia a dia:

Especificações da dieta normocalórica e dieta hipercalórica

  • Dieta normocalórica

É uma dieta com densidade calórica de 1.0 a 1.2Kcal/ml. Isso significa que, para a densidade de 1.0Kcal/ml, o litro possui 1000Kcal e, para a dieta com densidade calórica de 1.2Kcal/ml, o litro possui 1200Kcal.

Geralmente essa dieta é prescrita para um paciente que precisa da manutenção no seu estado nutricional, não precisando adquirir peso, e sim o manter equilibrado.

  • Dieta hipercalórica

É uma dieta com densidade calórica de 1.5 a 2.0Kcal/ml. Isso significa que, para a densidade calórica de 1.5Kcal/ml, o litro possui 1500Kcal e, para a dieta com densidade calórica de 2.0Kcal/ml, o litro possui 2000Kcal.

Esse tipo de dieta é prescrito quando os pacientes tiverem uma perda de peso e de massa magra importante e, por isso, necessita de uma quantidade maior de energia e proteína para uma recuperação de peso mais rápida.

A dieta hipercalórica também pode ser utilizada em casos aos quais o paciente não tolera um volume de líquidos muito grande, afinal, em uma quantidade menor da dieta, conseguimos ofertar um valor calórico melhor.

A quantidade de dieta a ser utilizada por dia vai depender da necessidade calórica do paciente, que é definida através de uma avaliação nutricional, como foi citado anteriormente.

Como exemplo, podemos citar um paciente que necessita de 1800Kcal por dia.

  • Se ele for utilizar a dieta com 1.2Kcal/ml, será necessário o volume diário de 1500ml da dieta.
  • Se ele for utilizar a dieta com 1.5Kcal/ml, será necessário o volume diário de 1200ml da dieta.

É importante sempre seguir a orientação de um profissional nutricionista para que a evolução nutricional do paciente seja satisfatória.

Na residência, é interessante que, pelo menos mensalmente, um nutricionista realize a avaliação nutricional para acompanhar a evolução do paciente e realizar alterações de dieta ou de volume quando necessário.

Publicado por: Nova Nutrii | www.nutrii.com.br


Leia também