Skip to content

Engolir pelo lugar errado: como espessantes nos ajudam?

04 março 2019

Todo mundo já deve ter passado por isso alguma vez na vida ao beber alguma coisa. Sem querer, parece que o líquido entra pelo lugar errado e começamos a tossir até recuperar o fôlego. Para algumas pessoas o engasgo não é mero acidente, é uma condição frequente e pode indicar o início de um distúrbio conhecido como disfagia.

Disfagia? O que é isso?

A disfagia é o resultado de qualquer alteração ocorrida no processo de deglutição. A deglutição, por sua vez, é a nossa capacidade de engolir saliva ou alimento. A disfagia, então, nos impede de realizar a ação de engolir de forma plena. Normalmente, a dificuldade está ligada à viscosidade do alimento, ficando difícil engolir alimentos muito líquidos. Se você quiser entender melhor a disfagia, consulte nosso artigo especial sobre essa condição.

Eu tenho disfagia e agora?

Calma, disfagia não é uma doença, é apenas um distúrbio que pode ser contornado com o uso dos espessantes, como o ThikenUp Clear da Nestlé. Esse produto tem a propriedade de deixar os alimentos menos líquidos, permitindo que você possa consumi-los normalmente sem correr risco de sofrer broncoaspiração. O profissional responsável por indicar o espessante apropriado é o fonoaudiólogo, pois ele é quem fará o diagnóstico da disfagia e irá auxiliar você sobre qual consistência alimentar indicada para o seu caso. É por isso que o ThikenUp Clear é recomendado por esses profissionais.

Eu vou sentir gosto diferente?

O ThikenUp Clear não irá alterar o gosto nem a cor dos seus alimentos, lembre-se de utilizá-lo no final dos preparos, para que o cozimento não altere suas propriedades ou acabe por tornar o alimento mais espesso do que você precisa.

Existe algum outro benefício no uso do ThickenUp Clear?

É exatamente por cumprir apenas essa função que o ThikenUp Clear é tão eficiente, isso assegura que ele não irá alterar nenhum outro valor nutricional de sua dieta, mantendo-a em seu estado natural, porém permitindo que você consiga engolir.

O Thiken-up tem alguma contraindicação?

Nossa nutricionista, Joana Carollo, lembra que por conter traços de leite, o ThikenUp não é recomendado aos alérgicos a leite e derivados.

ThickenUp Clear: como usar?

Coloque a quantidade de Resource ThickenUp Clear, indicada pelo médico do paciente, em um recipiente vazio. Acrescente o alimento quente ou frio e mexa intensamente, até que o alimento e o espessante estejam bem misturados.

De acordo com a quantidade adicionada, seguindo as proporções indicadas no rótulo do produto, a mistura líquida deverá obter a textura de néctar, mel ou pudim.
Importante: o Resource ThickenUp não deve ser preparado junto com o alimento, pois isso pode proporcionar a alteração de suas propriedades, deixando o alimento mais espesso que o esperado.

Recomendações ao uso

Nossa nutricionista, Joanna Carollo lembra que a quantidade a ser ingerida para cada paciente deve ser indicada por um médico ou nutricionista. A dosagem não deve ser alterada sem a autorização prévia de um profissional da saúde.

Conservar o produto em local seco e arejado. Após aberta a embalagem, Resource ThickenUp deve ser consumido em até dois meses.

Para saber mais sobre o ThickenUp, preparamos esse vídeo com as informações mais relevantes, para que não fique nenhuma dúvida sobre esse excelente produto.

Conte com a Nova Nutrii

Caso esteja interessado em adquirir esse produto ou outros da linha Resource, na nossa loja você encontra dezenas de opções com total praticidade e muita economia. Com a facilidade de receber diretamente em sua casa. Além disso, quem mora em São Paulo conta com uma entrega ainda mais rápida.

Por isso, seja para comprar dietas enterais como o como o Nutren SeniorTrophic 1.5 e o Fiber Mais, conte com a gente!

 

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o Resource ThickenUp Clear, não hesite em nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.

Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

 

Espero que tenham gostado de nosso artigo, a gente se vê no próximo,

até!


Leia também