Skip to content

Escaras: tratamento e prevenção.

11 março 2019

As escaras, também conhecidas como úlceras de pressão ou escaras de decúbito, são um tipo de lesão provocada em nossa pele. Sua principal causa é a falta prolongada de uma irrigação adequada de sangue e oferta de nutrientes em alguma parte do nosso corpo que esteja sofrendo uma pressão externa. Por isso, a eficácia do tratamento depende de uma alimentação que auxilie a circulação e cicatrização, como é o caso do Novasource Proline.

Onde as escaras costumam aparecer?

Elas são mais comuns nas nossas proeminências ósseas, como calcanhares, cotovelos, e parte final da coluna vertebral. Essas regiões sofrem muita pressão quando estamos acamados, devido a posição que ficamos, por isso é tão importante realizar a prevenção. A velocidade do aparecimento das escaras varia para cada paciente, por isso, fique atento.

Classificação e sintomas

Quando a pessoa está com a sensibilidade preservada, as escaras doem muito. Porém, há casos de pessoas que por não terem essa sensibilidade, pacientes com alguma paralisia por exemplo, as escaras podem evoluir sem sequer a pessoa perceber.

As escaras são classificadas em graus diferentes, assim como as queimaduras, a depender da gravidade da lesão:

  • Grau 1 (hiperemia ou eritema): apenas a parte superficial da pele é atingida, percebe-se manchas avermelhadas que podem desaparecer depois de um tempo se a pressão sobre a pele for aliviada.
  • Grau 2 (isquemia): todas as camadas da pela são atingidas e pode-se observar a formação de uma bolha, uma esfoladura ou um buraco na área afeta.
  • Grau 3 (necrose): o tecido muscular é atingido, apresenta uma coloração arroxeada, podendo conter um nódulo.
  • Grau 4 (ulceração): além da pele os músculos são atingidos havendo a exposição de articulação e ossos.

Como podemos prevenir?

O velho ditado “é melhor prevenir do que remediar” é especialmente verdadeiro quando se trata das escaras, pois depois que elas surgem o tratamento fica muito complicado devido ao nosso sistema imunológico poder já estar debilitado por outros fatores. Assim, alguns cuidados para a prevenção são essenciais, como:

  • Fortalecer o sistema imunológico para que auxilie a cicatrização por meio de uma dieta nutricional adequada
  • Mudar o paciente de posição a cada 2 horas
  • Ficar atento às áreas de maior risco como cóccix, quadril, nádegas e costas
  • Quando for a hora do banho, observar se há qualquer sinal de vermelhidão na pele
  • Hidratar a pele com cremes e óleos
  • Se possível, invista em um colchão adequado para pacientes que precisem ficar acamados, eles são conhecidos como “casca de ovo”, apesar de parecerem mesmo com uma caixa de ovo
  • Se a área da pele já estiver lesada, não a massageia, isso pode piorar a lesão
  • Se o paciente estiver usando fraldas, faça as trocas regularmente para evitar infecções.

Tratamento

O tratamento vai variar conforme for a gravidade e o tamanho das lesões. As iniciais, do grau 1 e 2, ou grau 3 quando pequenas, costumam regredir por si mesmas desde que haja o cuidado de reduzir a pressão sobre as áreas e que sejam adotadas as medidas de prevenção listadas anteriormente. Em alguns casos haverá a necessidade de recorrer ao uso de antibióticos e curativos especiais indicados pelos médicos.

No grau 4 há a necessidade de intervenção cirúrgica, para que a área possa ser limpa e esterilizada, possivelmente tendo que recorrer ao transplante de pele para que a ferida cicatrize mais rapidamente.

Tanto no tratamento, como na prevenção, vemos que a alimentação é fundamental para a recuperação eficaz do paciente. Se você quiser saber mais sobre o Novasource Proline, alimento ideal para esses casos, escrevemos um artigo completo sobre ele aqui em nosso blog.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, não hesite em nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.

Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!

Espero que tenham gostado de nosso artigo, a gente se vê no próximo,

até!


Leia também