Skip to content

Fonoaudiólogo: por que indicar o Thicken Up Clear?

09 setembro 2019

É indiscutível a importância do fonoaudiólogo na indicação da consistência adequada do alimento ao paciente com disfagia. A atuação dos profissionais da fonoaudiologia, tanto nos consultórios e hospitais quanto nas equipes de transtornos da deglutição, encontra-se cada vez mais em destaque. Os benefícios proporcionados por esses profissionais têm ganhado destaque graças ao desempenho apresentado na melhora dos pacientes com transtornos de deglutição. Com esse destaque, a responsabilidade do fonoaudiólogo torna-se cada vez maior e, assim, faz-se necessário que a o profissional atue e se atualize sempre, baseado em evidências e pautado pelas pesquisas atuais.

O fonoaudiólogo é quem prescreve espessantes?

Sim. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) nº 492, de 7 de abril de 2016, a qual “Dispõe sobre a regulamentação da atuação do profissional fonoaudiólogo em disfagia e dá outras providências”, no Art. 2º  que trata sobre a competência do fonoaudiólogo na atuação em disfagia temos, entre outros procedimentos:

  • V. realizar prescrição quanto à segurança da deglutição e à consistência de dieta por via oral;
  • VI. prescrever espessante para adequação das consistências do alimento;
  • VII. determinar o volume da dieta por via oral para treino da deglutição;

Dessa forma, o profissional responsável por prescrever a consistência alimentar indicada para cada paciente portador de disfagia é o fonoaudiólogo. Além disso, é ele também que irá indicar, quando necessário o uso de um espessante alimentar.

Com isso, se faz importante o profissional estar atento aos componentes dos espessantes e como eles podem interagir aos demais alimentos dos pacientes. Assim, fica evidente a necessidade da comunicação entre o fonoaudiólogo com os demais componentes da equipe do paciente, a fim de estabelecerem qual o produto que melhor atende cada caso.

Pensando em ajudar os profissionais da fonoaudiologia a conhecer melhor os produtos que poderão recomendar, daremos a seguir maiores informações sobre o Thicken Up Clear da Nestlé, um espessante de ótima qualidade, campeão de vendas aqui na Nova Nutrii.

O que é o Thicken Up Clear?

Ele é um espessante alimentar. Isso significa que esse produto tem a propriedade de deixar os alimentos menos líquidos, permitindo que o paciente possa consumi-los normalmente sem correr risco de sofrer broncoaspiração.

O Thicken Up altera o gosto do alimento?

O Thicken Up Clear não irá alterar o gosto nem a cor dos alimentos, a nutricionista da Nova Nutrii, Joana Carollo, lembra que é importante utilizá-lo no final dos preparos, para que o cozimento não altere as propriedades ou acabe por tornar o alimento mais espesso do que necessário.

Existe algum outro benefício no uso do Thicken Up Clear?

É exatamente por cumprir apenas essa função que o Thicken Up Clear é tão eficiente, isso assegura que ele não irá alterar nenhum outro valor nutricional da dieta, mantendo-a em seu estado natural, porém permitindo que o paciente consiga engolir.

O Thicken Up Clear tem alguma contraindicação?

Nossa nutricionista, Joana Carollo, lembra que por conter traços de leite, o Thicken Up não é recomendado aos alérgicos a leite e derivados. Algo importante a se prestar atenção é o teor de sódio, nutriente comum nos espessantes, mas que se consumido em excesso pode trazer problemas, assim, a recomendação ao uso do Thicken Up ganha mais essa vantagem por conter baixo teor sódio em sua formulação.

Thicken Up Clear: como usar?

A quantidade indicada de produto deve ser colocada em um recipiente vazio. Então, acrescentar o alimento quente ou frio e mexer intensamente, até que o alimento e o espessante estejam bem misturados.

De acordo com a quantidade adicionada, seguindo as proporções indicadas no rótulo do produto, a mistura líquida deverá obter a textura de néctar, mel ou pudim.

Importante: o Resource Thicken Up não deve ser preparado junto com o alimento, pois isso pode proporcionar a alteração de suas propriedades, deixando o alimento mais espesso que o esperado.

Recomendações ao uso

Nossa nutricionista, Joanna Carollo lembra que a quantidade a ser ingerida para cada paciente deve ser indicada por um fonoaudiólogo. A dosagem não deve ser alterada sem a autorização prévia de um profissional da saúde, pois cada paciente necessitará de uma viscosidade específica para seu caso.

Conservar o produto em local seco e arejado. Após aberta a embalagem, Resource Thicken Up deve ser consumido em até dois meses.

Para saber mais sobre o ThickenUp, preparamos esse vídeo com as informações mais relevantes, para que não fique nenhuma dúvida sobre esse excelente produto.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o Resource ThickenUp Clear, não hesite em nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.

Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Espero que tenham aproveitado as informações em nosso artigo, a gente se vê no próximo,

até!


Leia também