Skip to content

Glutamax: benefícios para o intestino

01 maio 2022

A Glutamina é um aminoácido que atua na formação das proteínas que reparam tecidos e músculos. Por isso, é recomendada para situações em que o corpo é levado a níveis de estresse, como treinos de alta intensidade.

Alguns suplementos têm suas principais funções conhecidas pela maioria das pessoas. Mas e outros menos conhecidos, são menos valiosos? Ao menos no caso da glutamina, não. Além de ser um dos aminoácidos produzidos pelo corpo com atuação importante na recuperação muscular, também é indicado para reforçar a saúde intestinal, sabia?

Conheça essa relação da glutamina e os benefícios para o intestino.

Glutamina é alimento para a barreira intestinal

A glutamina é um dos principais nutrientes para manter a função de barreira ou permeabilidade intestinal em animais e humanos. Neste quesito, conforme a revisão, a sua depleção resulta em atrofia de vilosidades, diminuição da expressão de proteínas de junções firmes ou oclusivas (tight junction) e aumento da permeabilidade intestinal.

  • Vilosidades intestinais (dobras da camada epitelial dos intestinos), ampliam a área de contato, assim aumentando a absorção dos nutrientes após a digestão.
  • Tight junction vedam as células epiteliais adjacentes em bandas estreitas e independentes logo abaixo da sua superfície apical. Consistindo em uma rede de claudinas, ocludinas e outras proteínas, realizam duas funções vitais: limitam a passagem de moléculas e íons através do espaço entre as células, atuando como via de controle rigoroso sobre as substâncias que são permitidas entrar; e mantêm as células epiteliais unidas.

Barreira e permeabilidade intestinal

Uma barreira intestinal intacta protege o organismo humano contra a invasão de microrganismos e toxinas, mas por outro lado, esta barreira deve estar aberta para absorver fluidos e nutrientes essenciais. Tais objetivos opostos são alcançados por uma estrutura complexa anatômica e funcional que consiste na barreira ou permeabilidade intestinal.

Dessa forma, é possível afirmar que manter a barreira intestinal em bom funcionamento é importante para manter o equilíbrio da microbiota, e assim, a saúde intestinal em ótimas condições.

Para isso, preste atenção nos alimentos que você come. Incluir aqueles que são ricos em nutrientes que servem de alimento para a barreira do intestino, como a glutamina, pode trazer bons resultados.

Glutamax: opção para suplementar glutamina e melhorar o intestino

Glutamax é um módulo de L-Glutamina pura e isolada, que atua na preservação da função imune, servindo de fonte energética para células de defesa do organismo (os linfócitos), contribuindo para redução do estresse metabólico e de infecções.

Dentre suas muitas funções, ela atua como geradora de energia, construtora e conservadora muscular e, no campo do sistema imune, ela tem importante papel no combate a infecções e beneficia a saúde ou função intestinal através de uma melhor absorção de nutrientes e seu papel como reguladora da permeabilidade/barreira intestinal.

Sem glúten, lactose e sem adoçantes artificiais, Glutamax é recomendado para crianças e adultos. Sua fórmula é solúvel em água, pode ser utilizada para módulos enteral e oral.

Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nosso telefone é o 0800-773-5355 e o WhatsApp (11) 98459-1243.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!


Leia também