Skip to content

Inflamação gastrointestinal e Doença de Crohn

22 julho 2019

A inflamação gastrointestinal é uma condição patológica que deixa o paciente com dificuldades na absorção dos nutrientes pelo sistema digestivo, atacando os intestinos e causando uma série de problemas ao indivíduo. Dentre os problemas, diarreias e desnutrição fazem com que o paciente precise de alimentação especial, como o Modulen, voltado para pessoas nessas condições.

As doenças mais comuns que atacam o sistema digestivo causando a inflamação gastrointestinal são duas: a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. A seguir, veremos essas doenças com mais detalhes.

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta principalmente a parte inferior do intestino delgado e intestino grosso, mas pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal. Habitualmente essa doença causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso consequentemente. Os sintomas variam de leves à graves,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva.

Retocolite ulcerativa

A retocolite ataca apenas o cólon e reto, causando dores abdominais e inflamação intestinal. Possui sintomas semelhantes aos da doença de Crohn, tendo como diferença que a primeira prejudica até as camadas mais profundas da parede intestinal, enquanto a retocolite ataca somente a parte mais superficial da mucosa. Os sintomas manifestam-se com mais frequência em pessoas acima dos 30 anos de idade. Com a inflamação crônica não controlada, há maior chance de desenvolvimento de câncer de cólon.

Tratamento da inflamação gastrointestinal

Por serem crônicas, essas doenças não têm cura, mas existem métodos eficazes para amenizar seus sintomas, melhorando a qualidade de vida, evitando internações e cirurgias. O tratamento, quando a doença é identificada no estágio inicial, é feito com medicamentos que reduzem a inflamação e auxiliam nas defesas do organismo. Quando em casos mais graves, o médico pode optar por imunossupressores ou mesmo em uma intervenção cirúrgica para retirar partes que podem estar comprometidas do intestino.

Se o tratamento for feito corretamente, é possível levar uma vida normal. Sofrer de uma doença crônica não significa necessariamente que sua vida se transformará em algo doloroso. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados, como manter hábitos saudáveis e seguir as recomendações médicas, não fumar e buscar uma vida mais ativa e saudável.

A alimentação será uma parte importante no tratamento, o acompanhamento de um médico ou nutricionista é fundamental. O uso de alimentos especiais para pacientes nessas condições, como o Modulen, é uma alternativa que pode ajudar muito no tratamento.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre inflamações gastrointestinais, não deixe de nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.
Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.
Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.
Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!
Espero que tenham gostado de nosso artigo, a gente se vê no próximo,
até!


Leia também