Skip to content

Intolerância à lactose na infância

22 julho 2020

A intolerância à lactose é um distúrbio que impede o organismo de digerir a lactose, substância conhecida como o açúcar do leite. Alguns bebês e crianças podem enfrentar este problema por um período limitado de tempo ou de forma definitiva, por isso, é fundamental estar atento aos sintomas e, caso necessário, reformular alimentação para que a criança tenha nutrição completa, sem mais complicações.

Neste artigo, vamos desmistificar o assunto e mostrar que, sim, é possível ter um desenvolvimento saudável apesar da intolerância.

O que é intolerância à lactose?

O corpo produz naturalmente uma enzima digestiva chamada LACTASE. Ela é responsável por quebrar a molécula de lactose e facilitar sua absorção correta pelo organismo. A intolerância à lactose acontece quando a produção desta enzima é reduzida ou cai completamente – desta forma, a lactose chega ao intestino grosso inalterada e é fermentada por bactérias, provocando os desconfortos.

As causas da deficiência da lactase podem ser diferentes para cada pessoa com intolerância:

  • Deficiência congênita – raro e crônico, este é um problema genético, onde a criança já nasce sem produzir lactase.
  • Deficiência primária – a produção de lactase cai gradualmente a partir dos 2 anos de idade, pelo resto da vida.
  • Deficiência secundária – intolerância temporária e pode desaparecer com tratamento, pois a produção de lactase é afetada por doenças intestinais.

Quais são os sintomas nas crianças? E os cuidados?

Um bebê ou criança com intolerância à lactose desenvolve gases, cólicas, diarreia ou até vômito sempre que mama ou ingere alimentos com lactose.

Caso os sintomas aparecerem em um lactente, é importante ir imediatamente a um médico pediatra para averiguar o tipo de deficiência de lactase. É provável que seja receitada uma fórmula especial para que o bebê continue se desenvolvendo com saúde e nutrição.

Se crianças de até 3 anos apresentarem os sintoma, é importante cortar imediatamente o consumo de comidas com lactose. Muitos nutrientes do leite estão presentes em alimentos sem a substância, como coalhadas e iogurtes naturais – que podem ser adoçados com frutas. Também é possível que uma fórmula especializada seja receitada para continuar a dieta.

Conheça o Alfamino

Desenvolvido pela Nestlé Health Science, Alfamino é uma fórmula especializada para lactentes e crianças de até 3 anos de idade com complicações no trato intestinal, como a intolerância a lactose.

Sua composição contém aminoácidos, vitaminas e minerais ideais para uma nutrição completa. Além disso, é rico em ácidos graxos como DHA e ARA, fundamentais para o desenvolvimento neurológico da criança. Alfamino também possui um bom aporte calórico, que fornece mais energia e disposição.

Conheça mais sobre o Alfamino na loja da Nova Nutrii. É só clicar aqui!

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Intolerância à lactose na infância
Nome do post
Intolerância à lactose na infância
Descrição
Algumas crianças podem ter intolerância à lactose por um período ou definitivamente. Mas, é possível ter um desenvolvimento saudável apesar da intolerância.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também