Skip to content

Luvas descartáveis: segurança e conforto

07 abril 2019

As luvas descartáveis, ou luvas de procedimento, são equipamentos fundamentais para a proteção de quem lida com atividades na área de saúde.

Como já vimos aqui mesmo no blog, a Dieta Enteral requer alguns cuidados especiais. A pessoa que está recebendo a dieta encontra-se em uma situação delicada e poderá estar com sua imunidade sensibilizada. Dessa forma, o cuidador, ou a pessoa responsável em fornecer a alimentação, precisa ter uma preocupação especial com a higiene para a não aumentar o risco de infecção ao paciente já debilitado.

Aí é que entram as luvas de proteção, também conhecidas como luvas de segurança descartáveis. Elas asseguram que ao manipular o alimento e os acessórios, nada seja contaminado com agentes externos como germes e bactérias.

Existem no mercado alguns tipos de luvas descartáveis diferentes, adequados para cada situação. Na loja da Nova Nutrii você encontrará os tipos ideais para a aplicação da dieta enteral.

Vamos agora conhecer um pouco mais de cada tipo de forma a ajudar a você escolher sua luva ideal

Tipos de luva

Os tipos de luvas existentes no mercado não levam apenas em consideração onde elas serão utilizadas, mas também quem as utilizará. Isso porque algumas pessoas podem ter alergia a um determinado material, daí a importância de verificar o material que a luva é feita e se você tem alguma restrição ao uso, bem como se seu paciente também tem alguma reação alérgica a ela.

Além disso, as cores variadas não são apenas uma questão de estilo, elas servem também para você poder identificar sua luva mais facilmente. Por exemplo, se mais de uma pessoa precisa usar as luvas e por algum motivo a outra pessoa precise usar um tipo diferente do seu, vocês podem comprar luvas de diferentes cores para que não haja risco de trocarem de luvas.

Luvas de látex

As luvas desenvolvidas com látex, material proveniente da borracha natural, são as mais comuns na área da saúde. Seu material é resistente e possuem preço acessível, além de oferecer conforto e ótima barreira de proteção graças a sua habilidade de auto oclusão de pequenos orifícios. A desvantagem fica por conta de que algumas pessoas possuem alergia à proteína presente no látex, causando uma reação alérgica quando as luvas são utilizadas. As luvas de látex podem ser comercializadas com ou sem pó. A utilização do pó (amido de milho bioabsorvível) como lubrificante possibilita um fácil calçamento e remoção das luvas.

Luvas de nitrilo

Também conhecidas como luvas nitrílicas, seu material é feito de borracha sintética podendo, dessa forma, serem utilizadas por pessoas que têm reações alérgicas ao látex. Mas essa não é sua única vantagem, elas possuem um alto grau de resistência a produtos corrosivos, sendo consideradas como um dos tipos mais resistentes de luvas descartáveis.

Elas podem conter texturas que aumentam a sensibilidade nas pontas dos dedos, deixando-as mais versáteis para o uso.

Tamanhos de luva

O tamanho adequado da luva é muito importante, pois luvas muito largas podem escorregar e causar algum acidente. Por outro lado, luvas muito pequenas irão apertar a sua mão causando extremo desconforto, além de ficarem muito mais suscetíveis a rasgarem. Por isso, verifique sempre o tamanho ideal para sua mão e compre a luva no tamanho certo.

Como calçar as luvas

Pode até parecer besteira, mas calçar adequadamente uma luva é fundamental para a eficiência de sua proteção. Isso porque se tocarmos com as mãos na parte exterior das luvas elas ficarão contaminadas. Por isso é fundamental seguir as instruções. Lembre-se que as luvas são ambidestras, o que significa que servem para as duas mãos.

  • Comece sempre calçando primeiro a sua mão dominante: direita para os destros, esquerda para os canhotos;
  • Ao abrir a embalagem, localize a cinta que fica na borda da luva, aquela parte mais “grossinha” por onde sua mão vai entrar, e retire a luva segurando essa borda.
  • Verifique se a posição do dedo polegar está na mesma posição da mão que você irá calçar primeiro.
  • Enfie a mão pela abertura, não se preocupe nesse momento se os todos os dedos entraram adequadamente, iremos arrumar isso mais tarde, mas tente pelo menos acertar o polegar e o indicador.
  • Com a mão que já está com a luva, puxe outra luva da caixa usando aquela bordinha, como você fez com a primeira;
  • Verifique se o polegar da luva está alinhado ao da mão que será vestida;
  • Introduza a mão na luva e acerte a posição dos dedos, pois como suas duas mãos estão protegidas nesse momento, ficará mais fácil fazer esse procedimento.
  • Pronto! Pode começar seus trabalhos de forma protegida e segura.

Durante o processo, evite sempre tocar na parte externa da luva com as mãos desprotegidas, busque manipular apenas pegando na parte interna.

Como descartar as luvas

Retirar as luvas de maneira adequada é tão importante quanto vesti-las, pois assim você não corre nenhum risco de se contaminar com algo que esteja presente nelas.

É muito simples, vamos lá:

  • Com o dedo indicador de uma das mãos você irá puxar a borda da luva da mão oposta levando-a até a ponta do polegar;
  • Em seguida, usando o indicador da mão oposta (que está com a borda presa no polegar), você irá puxar a borda da outra luva retirando-a completamente.
  • Veja que agora você está com apenas uma mão usando luva e pode retirá-la usando a parte interna, que está exposta por causa da borda presa ao polegar.

Para ficar mais fácil, você pode ver o procedimento neste vídeo.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre luvas, não hesite em nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.

Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!

Espero que tenham gostado de nosso artigo, a gente se vê no próximo,

até!


Leia também