Skip to content

Método de administração da dieta enteral

17 junho 2019

A dieta enteral exige algumas técnicas em sua aplicação. Cada uma é adequada para um caso específico e é muito importante serem executadas de forma correta. Por isso, hoje iremos explicar com mais detalhes esses métodos de administração.

Método de Administração em “bolus”

A “bolus” é utilizada geralmente quando se precisa administrar um volume maior de alimento (até 300 mL) em um tempo mais curto de tempo, várias vezes ao dia. Utiliza-se, para isso, uma seringa que irá injetar lentamente o alimento, utilizando a força da gravidade sobre o êmbolo ou aplicando uma pressão levemente sobre ele. A seringa deve manter-se conectada ao equipo ou diretamente à sonda acima da cabeça do paciente. Esse método é indicado apenas para infusão intragástrica, já que o estômago possui capacidade de receber essa quantidade de volume, diferente do intestino.

Após a administração, irrigue a sonda com 20mL de água potável e lave o equipo e a seringa de maneira adequada para evitar contaminação. Lembre-se de retirar qualquer vestígio de sabão.

Método de administração intermitente

Esse método consiste na oferta de 200 a 300 mL do alimento, durante 20 a 35 minutos a cada 4 a 6 horas. A infusão é livre, deixando o alimento fluir através do equipo por meio da força da gravidade.

O gotejamento é uma parte importante nesse método, pois por meio dele é feito o controle do fluxo. Para efetuar esse controle, basta utilizar a pinça rolete posicionando-o para cima (abrir) ou para baixo (fechar). O movimento é feito utilizando o polegar cujo mínimo ajuste já apresentará efeito no ritmo do gotejamento.

Cada 1 mL de produto representam aproximadamente 20 gotas, dessa forma o cálculo do gotejamento deverá ser feito considerando o volume total de dieta e o tempo a ser administrado. Abaixo apresentamos uma tabela com exemplos de aplicação.

Para infundir o volume de dieta em 1h, veja quantas gotas por minuto devemos programar no equipo: Para infundir o volume de dieta em 3h, veja quantas gotas por minuto devemos programar no equipo:
Volume de dieta em mL Gotas por minuto Volume de dieta em mL Gotas por minuto
100 35 300 35
150 50 400 45
200 70 500 56
250 85
300 100
Para infundir o volume de dieta em maiores períodos, veja quantas gotas por minuto devemos programar no equipo:
Volume de dieta em mL Gotas por minuto para infundir a dieta no período de:
12 horas 16 horas 18 horas
1000 28 21 19
1200 35 25 22
1500 42 31 28
1800 50 37 33

 

A quantidade de mL/h (mililitros por hora) será determinada pelo médico ou nutricionista, podendo progredir de acordo com a tolerância de cada paciente até que ele alcance as calorias necessárias para sua dieta.

Procure evitar que a velocidade de infusão ultrapasse 140 gotas por minuto, pois velocidade superiores a essa podem alterar o ritmo intestinal do paciente e causar diarreia.

Após a administração da dieta, faça a infusão de 20 mL de água para evitar que haja oclusão na sonda.

Método de administração cíclica

Esse método consiste na administração das fórmulas de modo contínuo por período de 10 a 16 horas por dia, permitindo que o paciente possa deambular e ou fazer fisioterapia.
Esse método pode ser aplicado no período noturno e é mais utilizado quando se está em fase de transição da dieta enteral para a oral.

Método de administração contínua

Aqui é aplicada a infusão a infusão contínua de de nutrientes durante as 24 horas. Esse método é mais indicado para pacientes com sondas aplicadas no jejuno ou ainda para evitar diarreia osmótica.

A administração contínua oferece mais segurança para pacientes em estado crítico e na fase inicial da nutrição enteral de forma a testar sua tolerância à dieta.

Seja qual for o método indicado para você ou seu paciente, lembre-se sempre de seguir as instruções da equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN) e de realizar os procedimentos de higienização e limpeza dos materiais utilizados.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre os métodos apresentados, não deixe de nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.
Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.
Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.
Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!
Espero que tenham gostado de nosso artigo, a gente se vê no próximo,
até!


Leia também