Skip to content

Mitos e Verdades sobre Disfagia

11 abril 2022

Por ser um processo de extrema importância para a nutrição do organismo, a deglutição é uma função vital para o nosso corpo.

Nesse processo de deglutição, qualquer alteração pode levar à disfagia, que pode ser definida como a dificuldade em engolir quando há uma falha na garganta ou no esôfago.

Essa dificuldade para engolir afeta pessoas de todas as idades e pode gerar consequências negativas no prazer alimentar, causando desconfortos nas refeições e na qualidade de vida.

Para ajudar a trazer mais esclarecimento sobre o assunto, neste artigo vamos falar um pouco sobre os mitos e verdades mais comuns sobre a Disfagia. Confira abaixo!

Se você tossir durante a deglutição, está aspirando

Verdade. A finalidade do reflexo de tosse é colocar para fora a secreção ou corpo estranho das vias aéreas, criando um fluxo expiratório importante na defesa contra a pneumonia por aspiração.

A Disfagia pode causar aspirações silenciosas

Verdade. A Disfagia pode ocasionar aspirações que não são notadas facilmente. O alimento ou a saliva entram no canal aéreo e, em seguida, nos pulmões. Com o tempo, tal ação pode causar edema pulmonar ou crescimento de germes patológicos, que desenvolvem pneumonia.

A Disfagia acontece apenas com idosos

Mito. A disfagia, mecânica (por alterações estruturais) ou neurogênica (por danos no sistema nervoso), pode acontecer em qualquer faixa etária, do bebê ao idoso. A queixa de Disfagia vai depender da exposição da pessoa às doenças ou condições que podem causar dificuldades de deglutição.

A Disfagia pode causar desnutrição

Verdade. As principais complicações sejam pulmonares, no entanto, pessoas que sofrem com Disfagia podem apresentar um quadro de desnutrição caso haja uma redução ou restrição alimentar, já que os pacientes muitas vezes acabam consumindo uma quantidade desequilibrada de alimentos sólidos e/ou líquidos por falta de apetite, pela própria dificuldade de se alimentar ou até mesmo medo de comer.

Quem sofre com a Disfagia pode ficar desidratado

Verdade. A desidratação também é muito comum, em decorrência da dificuldade de engolir e consumir quantidades adequadas de líquidos. Se não observada, acompanhada e tratada, a desidratação pode escalar para outros problemas de saúde, como: infecções, constipação, pedra nos rins, infecções do trato urinário, pneumonia, entre outros.

Apesar do estresse da dificuldade na deglutição ser grande, com a terapia certa e o acompanhamento de profissionais especializados, você conseguirá alcançar um estágio mais fácil para lidar com os distúrbios da deglutição.

Bebidas e alimentos espessados ​​são mais seguros que quando finos

Verdade. Bebidas e alimentos espessados na consistência de mel ​​se movem mais devagar, por isso, dão ao corpo mais tempo para reagir e engolir. Isso deixa o ato de engolir mais fácil para algumas pessoas com Disfagia.

Espessantes e gelificantes são bons aliados para uma dieta de Disfagia

Verdade. Espessantes como o Resource Thicken Up Clear ajudam a aumentar a viscosidade de alimentos ou bebidas e, com isso, evita que sejam acidentalmente aspirados durante a deglutição.

Com uma composição de 100% Maltodextrina, espessante goma xantana e gelificante cloreto de potássio, Thicken Up Clear não contém glúten e pode ser adicionado em sucos, água, purês, quentes ou frios, conforme as preferências de quem os irá ingerir, variando entre: mel, néctar e pudim.

Grau de Espessamento
• 1 colher de espessante para cada 100 ml de líquido = Ponto de néctar;
• 2 colheres de espessante para cada 100 ml de líquido = Ponto de mel;
• 3 colheres de espessante para cada 100 ml de líquido = Ponto de pudim.

E você pode usar tranquilamente que não altera o sabor, o cheiro e a cor do alimento quando utilizado, além de não formar grumos. Sua versão em lata vem com 125 g e rende 104 porções de 1,2 g – 1 colher medida.

Este é um conteúdo informativo e não substitui a recomendação de um profissional da saúde. Portanto, consulte um profissional da saúde para informações adicionais.

Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!


Leia também