Skip to content

O que é Dieta Enteral?

12 março 2018

A Dieta Enteral é uma forma líquida de tratamento nutricional, aplicada quando o paciente não pode ingerir alimentos sólidos por via oral.

Todos os nutrientes obtidos através da alimentação sólida são igualmente mantidos na alimentação líquida.

Tipos de Dieta Enteral 

Ainda no hospital, o médico irá especificar qual o tipo de Dieta Enteral o paciente deverá consumir. Como cada um tem uma necessidade diferente, existem diversas linhas que suprem deficiências específicas.

Para citar algumas, temos:

  • Hipercalórica
  • Hiperproteica
  • Normocalórica

Existe ainda uma gama de dietas para controle glicêmico, com ou sem fibras, focadas em cicatrização, entre outras.

Para que tenha a indicação da dieta que irá assegurar o melhor progresso de seu metabolismo e condição física, sempre consulte um profissional de saúde.

Tipos de sonda para alimentação líquida 

A administração desta dieta é realizada através de um tubo ou sonda de gastrostomia, jejunostomia, nasogástrica ou nasojejunal, com acessos pelo nariz, abdômen ou traqueia, dependendo da necessidade do paciente.

Dieta Enteral Industrializada e Dieta Enteral Caseira. Qual a diferença? 

Com o diagnóstico da necessidade da Dieta Enteral, algumas pessoas optam – sem a devida supervisão médica – pelo consumo de uma alimentação líquida caseira, liquefazendo carnes, frutas, verduras e legumes.

Além das sondas não serem preparadas para receber esse tipo alimento, os tubos podem ficar contaminados, devido a viscosidade da mistura e a dificuldade de higienização que proporciona, causando infecções e outras complicações no quadro de saúde do paciente.

Por esse motivo, as fórmulas criadas especialmente para esse tipo de alimentação são a melhor opção, mantendo a integridade das sondas e contendo todas as fibras, gorduras, proteínas, carboidratos e vitaminas para manter o bom funcionamento do organismo, bem como o processo digestivo.

Todos os nutrientes necessários para manter uma ótima qualidade de vida ao paciente estão garantidas!

Precisa de mais detalhes e informações sobre Nutrição Enteral? Veja abaixo o nosso e-book gratuito sobre o assunto.

Para  verificar todas as opções de suplementos específicos para a Dieta Enteral, acesse nosso site,  https://nutrii.com.br/ e confira nosso catálogo!

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Conte conosco e até breve!

Resumo
O que é Dieta Enteral?
Nome do post
O que é Dieta Enteral?
Descrição
Como se alimentar corretamente seguindo a dieta enteral? Confira no post todas as informações para usufruir das vantagens dessa dieta.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii

Leia também