Skip to content

O que é Espessante?

11 junho 2018

Para conseguir se alimentar corretamente e absorver todos os nutrientes contidos nos alimentos, o bom funcionamento do processo de deglutição é imprescindível. Mas como continuar se alimentando bem quando problemas de disfagia se apresentam no quadro clínico do paciente?

Aqui, explicaremos como os espessantes podem trazer conforto e auxiliar nesse processo alimentar.

O que é deglutição? 

 Deglutir é o ato que o corpo performa para conduzir do alimento da boca até o estômago, sem permitir que partículas se desviem para as vias aéreas. Esse mecanismo permite que o organismo se alimente e respire ao mesmo tempo, uma vez que as duas funções tem estruturas interdependentes.

Se o processo de deglutição sofre alguma alteração fisiológica ou anatômica, temos a manifestação da disfagia.

Para o bom funcionamento da deglutição, é necessário que haja a integridade de um complexo grupo de estruturas interdependentes, as quais executam um trabalho dinâmico e de curta duração que pode ser dividido nas seguintes fases: oral, preparatória, faríngea e esofágica. Durante o processo da deglutição, podem ocorrer alterações no seu processo fisiológico ou alterações anatômicas, podendo ocasionar alguns sintomas que irão caracterizar a disfagia.

O que é disfagia? 

 Se alguma das alterações citadas acima forem detectadas, o paciente enfrentará uma dificuldade para se alimentar, comprometendo o funcionamento de seu organismo.

O quadro de disfagia pode ser temporário ou permanente. Para os dois casos, que devem ser avaliados por um profissional de saúde, existem soluções para manter a integridade do quadro metabólico do paciente.

Para entender em detalhes, confira o nosso post completo sobre essa condição.

Como funcionam os espessantes?  

 A consistência, textura e viscosidade dos alimentos acabará sendo um grande empecilho no momento em que um paciente com disfagia se alimentar. São propriedades normais dos alimentos, mas por conta do comprometimento das vias por essa condição, impedem que a alimentação seja realizada de forma fluída e, traz consequências à absorção de nutrientes.

Assim que identificada a condição do paciente, será recomendada a melhor fórmula espessante para garantir o processo alimentar do paciente.

Os espessantes são substâncias que conferem aumento da viscosidade do alimento, sem nenhuma interferência nas suas propriedades. Para isso, existem fórmulas espessantes especialmente criadas para cada caso, garantindo a estabilização da disfagia e a normalização dos procedimentos alimentares.

No site da Nova Nutrii, contamos com uma gama de produtos que atendem todos os graus dos problemas de deglutição como, por exemplo o Thicken Up Clear é um que não altera cor, sabor e cheiro dos alimentos quentes ou frios, Esse produto pode utilizado em alimentos líquidos como sucos, leite, água, caldos entre outros, acrescentado apenas ao final da preparação, assim que estiver pronto para consumo, para garantir suas propriedades.

Para consultar essa e outras fórmulas espessantes, acesse nosso catálogo.

 Para a introdução e utilização adequada de espessantes, indicamos avaliação médica – ou de um nutricionista – para que a frequência e quantidade de consumo estejam de acordo com o estado clínico de cada indivíduo.

Para verificar todas as opções de suplementos, acesse nosso site, nutrii.com.br/ e confira nosso catálogo!

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Conte conosco e até breve!


Leia também