Skip to content

Por que é importante hidratar-se?

22 julho 2020

Já na infância aprendemos que a ingestão de água é algo essencial para a nossa saúde. Mesmo assim, na correria do dia-a-dia ainda nos pegamos descuidados com a nossa hidratação, seja pela dificuldade de torná-la um hábito, o que nos leva a beber água apenas quando sentimos sede, mas também por não ter conhecimento da relevância da sua atuação no bom funcionamento do organismo.

Para ter ideia, é preciso saber que o nosso organismo é formado por aproximadamente 70% de água e compreender alguns de seus papéis na manutenção da nossa saúde pode ajudar a entender melhor por que não devemos deixar de lado o cuidado com a hidratação. Confira neste artigo como funciona a hidratação, os benefícios dela no nosso corpo e também como se hidratar corretamente.

Como funciona a hidratação?

A água é o elemento fundamental de todas as células do organismo. Ela contribui para a regulação da temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, ainda, por ser um solvente, age como um veículo de transporte e distribuição das vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. Por não ser capaz de produzir água, o organismo precisa que haja uma reposição da substância e esse processo recebe o nome de hidratação.

A importância da hidratação

Naturalmente, o corpo elimina uma média de 2,6 litros de água por dia. Por isso, devemos consumir no mínimo 2 litros de líquidos por dia. Sucos, chás, frutas naturais e outros alimentos também entram nessa contagem, mas é preciso que seja dado preferência ao consumo dessa quantidade na forma de líquidos e que seja água, sem interferência de outros componentes. Se tomamos sucos, além do líquido, também estamos ingerindo calorias, açúcares, e dependendo das suas restrições de saúde, a substituição da água pode carregar uma contraindicação.

Hidrate-se corretamente

Apesar da recomendação mínima de 2 litros, alguns organismos evidenciam uma necessidade diferente de hidratação ao dia. Os cálculos são feitos de acordo com a quantidade de energia gasta por dia. Por exemplo, uma pessoa que tem um gasto de duas mil calorias por dia precisa de um ml de líquido por caloria. E sempre que a gente produz um esforço físico maior, precisamos repor o líquido que foi perdido com o suor. Dessa forma, se você tem alguma enfermidade específica e precisa de um controle maior do consumo de líquidos, procure um especialista para descobrir o volume ideal de ingestão.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Bebam água até a próxima!

Resumo
Por que é importante hidratar-se?
Nome do post
Por que é importante hidratar-se?
Descrição
Na correria da rotina, ainda nos pegamos descuidados com a nossa hidratação. Confira neste artigo a importância de beber água diariamente!
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também