Skip to content

Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca?

09 março 2022

Esse é um tema que causa muita confusão. A intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca são confundidas pelo fato de ter um alimento causador em comum: o leite. Mesmo se tratando do mesmo fator em comum, há muita diferença entre os dois, tanto o diagnóstico como os sintomas e o tratamento. E ambas necessitam de acompanhamento médico e nutricional, principalmente quando falamos em dietas enterais.

Para entender melhor, precisamos conhecer do que se trata cada um deles. Confira abaixo mais sobre cada diagnóstico.

Intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca?

A Intolerância à Lactose acontece quando o organismo não produz ou produz pouca quantidade da enzima lactase, que digere o açúcar do leite, chamado de lactose. Essa deficiência na digestão da lactose pode ocorrer em qualquer idade e desenvolve-se com o tempo, pelo excesso de exposição ou restrição desnecessária à lactose.

A falta dessa enzima favorece o acúmulo da lactose no intestino, provocando sintomas como desconfortos gastrintestinais, inchaço abdominal, cólicas, tendo ou não diarreia e gases. Essa condição pode ser genética ou surgir em outras situações, doenças gastrintestinais, virose e nestes casos, é transitória.

O diagnóstico é feito por um médico através dos sintomas e exames laboratoriais. O tratamento, basicamente consiste em consumir leite e derivados sem lactose ou tomar a enzima (somente com prescrição médica).

Já a Alergia à Proteína do Leite de Vaca, também conhecida como APLV, é uma reação alérgica do corpo quando entra em contato com algumas proteínas do leite que são identificadas pelo nosso sistema imunológico como um agente agressor ou um corpo estranho, desencadeando vários sintomas como: diarreia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade para respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros.

Os sintomas são reações alérgicas leves, moderadas ou graves que incluem: dermatite atópica, problemas respiratórios, fezes explosivas, muco e/ou sangue nas fezes, perda de peso, má absorção dos nutrientes, assaduras, vômitos e, em casos mais graves, pode até levar à um choque anafilático.

Nesse caso, os sintomas tendem a diminuir com passar dos anos e quem for diagnosticado com APLV, não pode consumir nenhum alimento, bebida ou medicamento que contenha leite de vaca ou traços do mesmo.

Como ter uma alimentação enteral para intolerantes com Trophic Soya?

Produzida pela Prodiet, Trophic Soya é uma dieta padrão, normocalórica e normoprotéica. Além de ser uma dieta padrão ele também possui baixo teor de gordura saturada e suas proteínas são 100% provenientes da soja, sendo fortemente indicado para intolerantes à lactose que necessitam de uma dieta especial para manter seu estado nutricional.

Já que proporciona o fortalecimento da massa magra, em função das proteínas provenientes da soja que traz em sua composição. Essas proteínas são fundamentais para a criação de massa muscular, esta é a sua importância na dieta de pacientes debilitados.

Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!


Leia também