Skip to content

Restrição hídrica: como evitar alimentos com muita água

31 maio 2022

Sempre ouvimos falar da importância de beber água. No Brasil, onde faz calor a maior parte do ano, a ingestão média diária de sal é superior ao máximo recomendado, e a necessidade de ingestão de líquidos parece ser maior.

Diante desses fatores, alguns problemas como insuficiência cardíaca ou doença renal, podem exigir uma redução na ingestão de líquidos. O que deve ser feito quando isso acontece? É o que vamos debater neste artigo. Confira!

As limitações da restrição hídrica

Enquanto a população geral é recomendada a beber mais de 2 litros de água por dia, alguns pacientes com restrição hídrica podem ter que se limitar a menos de 800 ml, o que deve levar em consideração a ingestão de água presente nos alimentos.

Embora muitas pessoas não saibam, a grande maioria dos alimentos contém uma grande porcentagem de água, com frutas, saladas e vegetais com os níveis mais altos. Abaixo preparamos uma tabela para ajudar a determinar a quantidade de água nos principais alimentos:

– Abobrinha: 96% de água
– Alface: 95% de água
– Amendoim torrado: 2,6% de água
– Arroz integral cozido: 70% de água
– Bife assado: 35% de água
– Biscoitos: 4% de água
– Chocolate ao leite: 1,3% de água
– Feijão: 85% de água
– Leite: 87% de água
– Macarrão: 85% de água
– Mel: 22% de água
– Melancia: 95% de água
– Melão: 90% de água
– Ovo: 75% de água
– Tomate: 94% de água

Como controlar o consumo diário de líquidos?

É sugerido encher uma garrafa de água com o volume máximo permitido. A cada líquido consumido, deve ser dispensada a mesma quantidade de água da garrafa. Alimentos com mais de 70% de água também entram na contagem.

Por exemplo, ao comer uma fatia de melancia de 200 g, que tem 95% de água, o equivalente a 190 ml de água, devem ser dispensados 190 ml de água da garrafa que auxilia na contagem. É recomendado às pessoas com restrição hídrica que evitem os alimentos com mais de 70% de água.

Alimentos crus têm maior quantidade de água. Por isso, a dica é refogá-los ou assá-los para tirar o excesso de líquido. Quanto mais gorduroso for o alimento, como os chocolates e as bolachas, menos água eles têm.

Nos casos em que se reconhece a necessidade de restrição hídrica, a ingestão excessiva de líquido pode determinar seu acúmulo nas pernas, nas pleuras e nos pulmões. Os primeiros sinais são inchaço e ganho de peso.

Quem sofre de restrição hídrica pode contar com Fresubin Creme

Fresubin Creme, da Fresenius, possui uma composição ideal para quem está passando por esse tipo de tratamento. Ele é um excelente aliado para suplementar a alimentação oral com muito mais praticidade, já que basta guardar na geladeira e abrir na hora de consumir.

No pote de 125g de Fresubin Creme você encontra um alimento de textura C (pudim/purê): pastoso grosso, homogêneo e liso. Hipercalórico (2.0 Kcal/g) e hiperprotéico. Possui distribuição calórica de 20% de proteína (caseinato e proteína do soro de leite), 45% de carboidrato (sacarose, xarope de glicose, maltodextrina e amido modificado) e 35% de lipídio (óleo de canola e óleo de girassol de alto teor oléico). Não contém lactose, glúten e fibras.

Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nosso telefone é 0800-773-5355 e o WhatsApp (11) 98459-1243.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!


Leia também