Skip to content

Sarcopenia: o que incluir na dieta?

24 março 2022

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros desenvolvem a sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

A sarcopenia no idoso pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas do próprio envelhecimento, por doenças que ocorrem frequentemente na velhice, mas também está associada ao sedentarismo e à má alimentação. No entanto, a sarcopenia não está ligada apenas ao envelhecimento.

Em pessoas mais jovens, a diminuição da massa magra geralmente inicia-se após os 30 anos de idade, com perdas em torno de até 1% a 2% ao ano. Algumas doenças como o câncer, processos infecciosos ou inflamatórios graves, traumatismos sérios, também levam a uma perda de massa muscular acelerada, que podem até ser muito mais grave do que aquela que ocorre no envelhecimento.

Quem convive com a sarcopenia precisa ter uma dieta regrada, que promova o adequado estímulo à síntese proteica muscular. Por isso, a importância de uma alimentação variada e equilibrada, com muita atenção à ingestão de proteínas.

Neste artigo, vamos falar sobre alimentos e suplementos que auxiliam no tratamento da sarcopenia.

Como ter uma boa alimentação para sarcopenia?

De modo geral, as recomendações para prevenir e amenizar os efeitos da sarcopenia, consistem em uma alimentação equilibrada. Mas é um fato conhecido de que a melhor dieta para retardar os sintomas da sarcopenia é aquela composta por proteína, uma vez que os músculos são compostos por proteína.

Para manter a estrutura do seu corpo forte por mais tempo, confira esses 5 alimentos saudáveis que auxiliam na sarcopenia:

  • Feijão: ricos em aminoácidos que o corpo humano não produz, são essenciais para a síntese proteica;
  • Frango: como toda carne, é fonte de proteína, mas oferece o benefício de ter baixos índices de gordura saturada;
  • Ovo: rico em albumina, uma proteína essencial para auxiliar no ganho, manutenção e contração muscular;
  • Banana: figura na lista pelo alto índice glicêmico, que fornece energia de forma rápida – aliada essencial para a prática de atividades físicas.
  • Aveia: rica em proteínas e carboidratos complexos, a combinação perfeita para reposição energética e manutenção muscular.

 

Outra boa dica é aliar essa dieta com as “10 dicas para uma alimentação adequada” de acordo com o Guia alimentar para a população brasileira:

1. Fazer de alimentos in natura (crus) ou minimamente processados a base da sua alimentação;
2. Evitar a utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar, no máximo em pequenas quantidades, ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3. Limitar o consumo de alimentos processados;
4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
6. Fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos naturais ou minimamente processados;
7. Desenvolver, exercitar e compartilhar habilidades culinárias;
8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10. Ser crítico quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Suplementos alimentares também podem ser aliados

Novasource Senior é uma fórmula nutricionalmente completa e balanceada, contribuindo para a recuperação do estado nutricional de quem está com a sua nutrição amplamente prejudicada em função de algum quadro clínico.

Além disso, por ser uma dieta hiperproteica, Novasource Senior é utilizado na dieta de indivíduos que precisam ter a sua massa magra fortalecida e ganhar peso.

Benefícios do Novasource Senior

Existem diversos benefícios que o consumo do Novasource Senior pode trazer para a sua dieta. Dentre eles, estão os seguintes:

  • Contribui para o fortalecimento da massa magra em pacientes com elevada – necessidade proteica, pois possui altos níveis de proteína;
  • Proporciona uma boa quantidade de energia para ajudar na recuperação do paciente, pois possui alto nível lipídico;
  • Não contém glúten, lactose ou sacarose, podendo ser consumido por pessoas com intolerância ou alergia a esses componentes.

Ainda tem dúvidas?
Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!


Leia também