Skip to content

Socorro, meu pai está de alta hospitalar!

10 fevereiro 2015
Sonda, dieta enteral, frasco, equipo, seringa, suporte, calorias, proteínas, diluição, suplementos, home care, nutrição, papéis e mais papéis com dezenas de nomes ainda desconhecidos! O que fazer na hora da alta hospitalar? A sensação de estar perdido no momento da alta hospitalar é normal, afinal são tantas informações e recomendações que recebemos para cuidar do nosso ente querido que por vezes a responsabilidade que esse momento exige pode nos assustar.

Uma das formas de ter autonomia e segurança na gestão dessa nova fase é obter a maior quantidade de informações com todos os profissionais de saúde envolvidos: médico, enfermeiro, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, entre outros.

Para auxiliá-lo, elaboramos um guia com as principais dúvidas para ajudá-lo a conduzir de maneira satisfatória nessa hora tão delicada.

Qual o tipo de dieta devo comprar?

Existe uma grande quantidade de dietas industrializadas com características distintas, por isso é importante adquirir a dieta correta e administrar a quantidade prescrita pelo médico ou nutricionista, pois essa é a melhor opção no momento para o manutenção e recuperação nutricional do seu familiar.

Meu familiar precisa de uma dieta normocalórica, normoproteica, sem sacarose. Qual é essa dieta?

Geralmente é utilizada a dieta padrão. As dosagens diárias prescritas devem atender as necessidades básicas de calorias e proteínas ou dependendo do caso, um aumento de volume diário objetivando o ganho de peso.

Meu familiar precisa de uma dieta normocalórica, normoproteica, sem sacarose e com fibras. Qual é essa dieta?

Geralmente é utilizada a dieta padrão, com fibras ou então uma dieta mais calórica com fibras. As dosagens diárias prescritas devem atender as necessidades básicas de calorias e proteínas ou dependendo do caso, um aumento de volume diário objetivando o ganho de peso. Ela tem o diferencial de ser adicionada de fibras para melhoria ou manutenção do trânsito intestinal.

Meu familiar precisa ganhar peso. Qual a dieta mais indicada?

Geralmente é utilizada a dieta hipercalórica e hiperproteica. As dosagens diárias prescritas devem atender acima das necessidades básicas de calorias e proteínas, para exatamente obter o ganho de peso desejado.

Quantas dietas eu preciso comprar?

Inicie com uma quantidade pequena, que supra ao menos 1 semana de alimentação. Não se preocupe em comprar uma grande quantidade, pois algumas adaptações podem ser necessárias devido a aceitação individual ou eventuais intercorrências como diarreia, dificuldade de evacuação ou insuficiência de calorias ou proteínas.

Como fazer o cálculo para 1 semana de alimentação por sonda?

Vamos exemplificar no seguinte caso: Prescrição de 250 ml, 5 vezes ao dia

Faça 250 ml x 5 = volume total será de 1.250 ml. Multiplique esse número por 7 (1 semana). 1.250 x 7 = 8.750ml. Cada dieta tem 1000ml. Divida 8.750 ml por 1.000 ml (litro) = 8,75 unidades de dieta, arredondando sugere-se 9 dietas para suprir 1 semana de alimentação.

Adapte esse cálculo para a sua situação, mas caso tenha dúvidas, procure-nos para que possamos auxiliá-lo na quantidade correta.

Só essa dieta é suficiente para suprir as necessidades do organismo?

Sim. A dieta enteral industrializada é completa e balanceada do ponto de vista nutricional. É como se fosse o nosso arroz, feijão, bife e salada, mas na forma líquida. Por isso, em quantidades bem calculadas pelo nutricionista, o seu ente querido estará sim, bem alimentado e nutrido.

A dieta também pode ser consumida pela boca, sem ser via sonda?

Sim, praticamente todas as dietas industrializadas podem ser consumidas por via oral. Ela pode ser utilizada como forma de complemento alimentar, conforme prescrição do médico ou nutricionista.

Ah! Mas essa dieta tá cara, hein?

Preço não é tudo… Muitas vezes procuramos o melhor preço, o que é justo, mas somente isso é suficiente? O que você prefere? Um ótimo atendimento com um suporte profissional constante ou um atendimento insatisfatório com um preço mais baixo? Economia demais pode ter qualidade de menos…. Pensando no bem-estar da pessoa que amamos, talvez esse aspecto tenha menor relevância.

Devo contratar um cuidador ou colocar em uma casa de repouso, clínica?

Se a preocupação for a administração da dieta enteral, não há necessidade de investir um valor elevado na contratação de uma pessoa ou então colocar em uma clínica especializada. Inicialmente pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas aos poucos habitua-se às rotinas de preparo, dosagens e horários.

Não tenha receio de perguntar. Informação nunca é demais! A Nova Nutrii conta com profissionais nutricionistas capacitados para orientar e esclarecer dúvidas relacionadas a nutrição domiciliar, por isso, procure-nos sempre que necessário.

Estamos aqui para ajudá-lo nesse momento sensível, procurando o bem-estar, segurança e conforto de nossos clientes e pacientes, atendendo sempre com atenção, carinho, de forma humana, competente e respeitosa.


Leia também