Skip to content

Suplemento proteico: o desenvolvedor de músculos

14 abril 2019

suplemento proteico tem chamado bastante atenção principalmente pela sua indicação para quem malha. No entanto, seu uso é mais amplo e está presente também em dietas especiais para alguns quadros clínicos.

Hoje iremos falar mais sobre as proteínas e sobre os suplementos proteicos para que você não tenha mais dúvidas sobre esse assunto.

O que são as proteínas?

As proteínas são parte importante de nossa constituição, elas são o segundo elemento mais abundante em nosso corpo, perdendo apenas para a água. Praticamente todo nosso corpo é composto por proteínas e elas são as responsáveis pela maioria dos processos celulares.

A produção e manutenção dos órgãos que possuímos são de responsabilidade das proteínas. Músculos, ossos, cabelos, unhas, hormônios, anticorpos, enzimas, enfim, tudo em nosso organismo necessita dessas macromoléculas para ser construído ou reparado.

Ao todo, o corpo humano possui cerca de dois milhões de proteínas que trabalhando em conjunto catalisam reações químicas vitais ao nosso metabolismo. As proteínas são aminoácidos que formam cadeias entre si por intermédio de ligações peptídicas, ou seja, são compostos orgânicos formados por pequenas células de aminoácidos, formando um grande polipeptídio.

Isso é importante porque justamente o número de aminoácidos e a sequência formada nas cadeias polipeptídicas é que determina a atividade que cada proteína desenvolverá no organismo, cada forma tem uma função.

Quais as funções da proteína?

A lista de funções é extensa, a seguir listamos as que mais se destacam:

  • Função defensiva: criação de anticorpos, formação das mucosas e proteínas de coagulação sanguínea, que previnem a perda de sangue em caso de ferimentos.
  • Função reguladora: formação de compostos responsáveis por reações químicas e atividades metabólicas, por exemplo, a insulina que regula a taxa de glicose no sangue.
  • Função estrutural: proteínas que ajudam a dar consistência, elasticidade e resistência aos órgãos e tecidos, por exemplo, o colágeno que constitui os tendões e cartilagens.
  • Função transportadora: existem proteínas responsáveis pela condução de substâncias de um órgão para o outro, por exemplo, a hemoglobina e a mioglobina, presentes no sangue e que levam oxigênio para o corpo todo.
  • Função homeostática: a finalidade desse tipo de proteína é agir como um tampão para manter o pH interno e o equilíbrio de água entre os tecidos e o sangue.
  • Função contrátil e de mobilidade: algumas proteínas atuam na contração de células e produção de movimentos, como as que se contraem para produzir o movimento muscular.
  • Função enérgica: nessa função a proteína age como nutriente para o organismo, importantes na fase de crescimento.
  • Função enzimática: a mais numerosa das proteínas tem essa função que é a responsável por acelerar as reações do metabolismo. Basicamente todas as reações que ocorrem em nosso organismo são catalisadas por enzimas.

Fontes de proteína

Agora que vimos as funções, onde é que podemos encontrar essas proteínas em nossa alimentação? A resposta é: em mais lugares do que você pensa!

Podemos encontrar proteínas tanto em fontes animais quanto vegetais. Ou seja, mesmo que você tenha uma dieta vegetariana ou vegana, não faltam lugares de onde tirar proteínas. A única diferença, nesse caso, é que você precisará de disciplina na alimentação para incluir uma maior variedade de alimentos, mas isso fica fácil ao consultar um nutricionista que te indicará uma dieta ideal para você.

Os alimentos com maior índice proteico são: carne vermelha, peixe, leite e derivados como queijo e iogurte, ovo, soja, castanhas, quinoa, linhaça, chia, vagem, lentilha, soja, ervilha, milho e outros vegetais folhosos.

Porém, fique de olho, a alimentação não deve apenas se basear em proteínas, tudo em excesso faz mal e por isso sempre busque orientação profissional caso precise de uma dieta especializada. Em alguns casos o profissional pode indicar algum suplemento para suprir alguma limitação.

Para que serve o suplemento proteico?

Como vimos as proteínas têm diversas funções e uma delas é a produção de músculos. Também vimos que podemos encontrá-las em diversos alimentos. Então para que servem os suplementos proteicos?

Um dos usos dos suplementos é para atletas e pessoas que malham com uma grande frequência e que buscam adquirir maior massa muscular.

Mas há ainda outro perfil que precisa do suplemento: as pessoas com mais idade. Isso porque conforme envelhecemos nossa capacidade de produzir músculos vai caindo. Como as proteínas, além de ajudar nesse desenvolvimento, também auxiliam na firmeza da pele e demais tecidos, a suplementação pode ajudar muito nesse aspecto. Sempre lembrando que a indicação de suplementos alimentares deve ser feita por um nutricionista ou médico, pois ele irá saber qual o suplemento ideal para nossa necessidade.

 

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, não hesite em nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.

Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!

Espero que tenham gostado de nosso artigo, a gente se vê no próximo,

até!


Leia também