Skip to content

Terapia Nutricional Enteral em Crianças: quando é necessário?

10 maio 2022

Que as crianças precisam de uma alimentação balanceada, com diversidade em nutrientes e quantidades adequadas, conforme faixa de idade para o seu desenvolvimento ideal, você já deve imaginar.

Este artigo foi pensado especialmente para tentar esclarecer que a atenção aos nutrientes durante o tratamento de alguma doença ou recuperação hospitalar deve ser ainda maior.

Quando a Terapia Nutricional Enteral é necessária em crianças?

Quando a criança tem dificuldade para comer bem ou quando os efeitos colaterais da doença limitam a sua maneira de se alimentar, deixando o organismo vulnerável e debilitado, aumentando assim o risco de comprometimento nutricional.

Quando isso acontece, pode ocorrer a desnutrição, agravando ainda mais os sintomas da doença e prejudicando a resposta ao tratamento.

Nestes casos, quando a alimentação comum, aquela alimentação convencional do dia a dia, não é possível ou é insuficiente para suprir as necessidades nutricionais, é preciso nutrir a criança de maneira equilibrada e controlada, com muita atenção à oferta adequada de nutrientes e energia.

Dessa forma, é possível manter e recuperar esse equilíbrio e um estado nutricional saudável. E é isto que é dado o nome: Terapia Nutricional Enteral.

A escolha e a prescrição da nutrição enteral adequada, assim como o tipo de sonda e a formulação do alimento, exige um conhecimento clínico e nutricional. Por isso, é necessário que o planejamento e o acompanhamento da Terapia Nutricional Enteral incluam profissionais de saúde como o médico e o nutricionista, para ter certeza de que a criança está recebendo corretamente o volume de nutrientes que precisa.

Quando a suplementação é necessária na Nutrição Enteral?

Algumas carências nutricionais não podem ser supridas apenas através da alimentação tradicional, como nos casos de problemas metabólicos ou falta de apetite, nesses casos o suplemento infantil é recomendado como forma de corrigir esses problemas e auxiliar na introdução dos nutrientes que o corpo necessita para se desenvolver plenamente.

A suplementação pode ser uma aliada poderosa para manter a saúde das crianças em dia. Eles entram como uma solução prática e eficaz, pois geralmente possuem uma formulação agradável ao paladar infantil e servem tanto para dar o aporte nutricional, como para abrir o apetite, auxiliar no processo de crescimento, controle do peso, entre outros fatores.

Mas é importante lembrar que deve ser feito sob orientação de um especialista, pois somente ele poderá avaliar as necessidades nutricionais específicas de cada um.

Ótima opção para o cuidado domiciliar e hospitalar, o Nutren Junior é uma fórmula em pó, com fácil e rápida diluição, para crianças de 1 a 10 anos de idade, que necessitam de nutrição adequada para a recuperação e manutenção do estado nutricional.

Por ser um complemento completo e balanceado, com fórmula normocalórica, normoproteica e normolipídica, a fórmula pode ser utilizada tanto para ganho de peso como também como um complemento para crianças que não se alimentam da forma correta, pois conta com quantidade de vitaminas e minerais adequadas para essa faixa etária. Podendo ser utilizado para complementar a alimentação ou de forma exclusiva.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nosso telefone é 0800-773-5355 e o WhatsApp (11) 98459-1243.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!


Leia também