Skip to content

Utilizando dietas enterais em sistema fechado da Fresenius

10 março 2020

Com atuação internacional, a Fresenius Kabi é uma empresa de assistência médica cujos produtos são utilizados em tratamentos de pacientes críticos e crônicos. Seu portfólio inclui medicamentos genéricos injetáveis, terapias de infusão e produtos para nutrição clínica, como dietas enterais. Neste artigo, vamos falar sobre a dieta enteral de sistema fechado, suas características, como administrar e as vantagens do seu uso. Saiba mais a seguir!

Garantia de qualidade ao redor do mundo

Com padrões e políticas de qualidade rigorosas em todas as sedes espalhadas pelo mundo, a Fresenius Kabi tem a segurança e eficácia como parte principal nas operações da empresa, tanto nos produtos, quanto nos serviço e todas as atividades comerciais.

Afim de garantir este pré-requisito fundamental, é seguido um Sistema de Gestão de Qualidade Global que institui e fundamenta a mais alta segurança e qualidade em tudo que é oferecido. Portanto, todos os seus funcionários estão focados em melhorar a qualidade da vida dos pacientes, dentro e fora de hospitais.

Este sistema está certificado com a norma internacional ISO 9001, abrangendo cerca de 110 organizações que incluem Unidades de Mercado, Compounding Centers e Unidades de Produção em todo o mundo.

O que é dieta enteral e o que caracteriza um sistema fechado?

Pacientes que não podem ou não conseguem se alimentar pela boca necessitam receber a alimentação por meio de uma sonda, que pode ser aplicada diretamente no estômago, jejuno ou duodeno. Este método, conhecido como dieta ou nutrição enteral, permite que médicos e nutricionistas possam ofertar um regime com a quantidade certa de nutrientes, calorias, gorduras, vitaminas, proteínas e minerais de forma segura.

Existem dois tipos de dietas enterais: em sistema aberto ou fechado.

  • No aberto, profissionais ou cuidadores manipulam e preparam o alimento em um local específico, antes de levar para o paciente. Neste caso, dieta é colocada em frascos descartáveis, na quantidade necessária para o horário.
  • O sistema fechado já apresenta a dieta pronta, podendo ser ofertada diretamente ao paciente, sem a necessidade de preparo ou envase. Este tipo de nutrição tem a embalagem esterilizada, fechada hermeticamente e com uma conexão específica para a administração em equipo especial de 1 via, 2 vias, ou bomba de infusão.

Como ofertar uma dieta enteral de sistema fechado

Para administrar a nutrição enteral de sistema fechado da Fresenius, você vai precisar de alguns acessórios. São eles:

  • Um suporte adequado com ganchos;
  • A dieta enteral no EasyBag
  • Equipo com especial com 1 via (apenas nutrição) ou 2 vias (nutrição e hidratação), contendo câmara gotejadora, clamps, pinça rolete ou regulador de fluxo e conexão para a sonda do paciente.

Manter a higiene durante este processo é fundamental, por isso, antes de ofertar a dieta, você deve lavar bem as suas mãos. Retire anéis, relógio e joias, e lave bem as duas mãos com sabonete neutro. Não esqueça de secar bem com toalhas de papel, preferencialmente.

O EasyBag também deve ser higienizado delicadamente, com uma esponja macia, água e sabão neutro, secando com um pano limpo em seguida.

Com tudo limpo, siga o passo a passo abaixo para a administração correta.

Neste exemplo, utilizamos o equipo especial de uma via.

• Agite o EasyBag antes da utilização e coloque-o no suporte, a uma altura de 60 cm acima do paciente.

• Na hora de preparar o equipamento, tenha o cuidado de fechar o clamp da via de nutrição e a pinça rolete (regulador de fluxo) antes de conectar à dieta.

• O regulador de fluxo, ou pinça rolete, controla a velocidade de gotejamento da dieta. Pra cima ele abre e/ou aumenta o fluxo, pra baixo ele fecha e/ou diminui o fluxo. Utilize o seu polegar para manipular a roldana, sempre de forma sutil, pois isso pode influenciar imediatamente o gotejamento.

• Conecte o tubo ao orifício em cruz do EasyBag e faça o movimento de rosquear, girando até encaixar perfeitamente.

• Depois disso, pode abrir o clamp , deslizar a pinça rolete (regulador de fluxo) para cima e preencha todo o tubo do equipamento com a dieta.

• Neste momento, pressione levemente a câmara gotejadora para a entrada da dieta no interior do tubo. Mantenha a câmara com um nível mínimo de dieta.

• Por fim, conecte a outra extremidade na sonda do paciente e ajuste a velocidade da infusão pelo gotejamento.

Quais as vantagens do sistema fechado para o consumo doméstico?

Como já está pronto para uso, a dieta não necessita ser manipulada e nem de uma área específica de preparo. Por isso, a principal vantagem do sistema fechado é a praticidade.

Os controles microbiológicos e bromatológicos também estão garantidos, já que a embalagem vem lacrada para que não haja nenhuma alteração.

Para garantir a qualidade e segurança da dieta, é necessário armazená-la em uma área específica para não haver vazamentos.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Nome do post
Utilizando dietas enterais em sistema fechado da Fresenius
Descrição
Neste artigo, vamos falar sobre a dieta enteral de sistema fechado, suas características, como administrar e as vantagens do seu uso. Saiba mais!
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também