Skip to content

Você sabe a importância da prolina?

13 novembro 2020

A prolina é considerada um aminoácido não-essencial pois é produzida pelo corpo a partir do ácido glutâmico. Portanto, consumir o nutriente através da dieta ajuda na síntese do colágeno e influencia na sustentação dos tecidos. Neste artigo, vamos explicar melhor a sua importância e como ela pode atuar no processo de cicatrização.

A importância do colágeno

O colágeno é uma proteína formada pelos aminoácidos lisina, glicina e prolina. Além de melhorar o aspecto da pele, ele atua diretamente na sustentação dos tecidos, incluindo músculos, córnea, ossos e garante a integridade das cartilagens. Outra função do colágeno é acelerar o processo de cicatrização e regeneração.

Com o avanço da idade, o corpo deixa de produzir as quantidades ideais desta proteína e faz-se necessária a reposição através da alimentação.

O colágeno promove a renovação celular. Entre os seus benefícios, está a prevenção da osteoporose, hipertensão, úlcera gástrica, além dos cabelos mais saudáveis e pele mais firme.

O papel da prolina

Cerca de um terço de todo colágeno do corpo é composto de prolina. Ela é o aminoácido responsável por percorrer a hidroxilisina e a hidroxiprolina para a síntese desta proteína de formação.

Processo de cicatrização

A regeneração de tecidos é um processo que exige vários nutrientes do organismo para que ocorra de forma saudável. Em quadros de desnutrição, em que há perda de massa magra, a ingestão de proteínas deve ser suficiente para repor a carência e atuar na cicatrização.

A qualidade e a quantidade de colágeno é determinante para a resistência da cicatriz e a rapidez da sua formação. Por isso, é importante suplementar a alimentação com aminoácidos que promovem a síntese da proteína, como a prolina.

Segundo o médico Adriano Antonio Mehl, em artigo publicado na Revista Aptare, durante os primeiros 10 dias do processo de cicatrização de feridas como a úlcera, os níveis de prolina no local são 30-50% maiores do que os níveis plasmáticos. A alta demanda requer uma reposição para equilibrar os níveis de colágeno no corpo.

Novasource Proline

É possível suplementar a alimentação com prolina através do Novasource Proline, que também é rico em outros nutrientes que potencializam o processo de cicatrização: arginina, zinco, selênio, além das vitaminas A, C e E. Ele é uma opção prática e fácil pois vem pronto para consumir nos sabores baunilha e morango. Experimente!

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Você sabe a importância da prolina?
Nome do post
Você sabe a importância da prolina?
Descrição
A prolina é considerada um aminoácido não-essencial pois é produzida pelo corpo a partir do ácido glutâmico. Ainda assim, consumir o nutriente através da dieta ajuda na síntese do colágeno e influencia na sustentação dos tecidos. Neste artigo, vamos explicar melhor a sua importância e como ela pode atuar no processo de cicatrização.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também