Skip to content

Você sabe o que é o Outubro Rosa?

21 novembro 2018

Chegou o Outubro Rosa; uma campanha global, realizada anualmente no mês de Outubro, com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, aumentando as chances de cura com sua constatação nos estágios iniciais.

No artigo a seguir, vamos falar mais sobre essa campanha e os cuidados que toda mulher deve ter com sua saúde.

O que o Outubro Rosa promove? 

O Outubro Rosa promove a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de ama, fase em que o tratamento apresenta maiores chances de cura.

Durante esse mês, várias instituições de saúde – privadas e públicas – oferecem exames gratuitos e direcionamento de como realizar o auto-exame.

Ainda que o foco seja o câncer de mama, as instituições aproveitam para falar de outras doenças que podem acometer as mulheres.

Como começou o Outubro Rosa? 

 O Outubro Rosa começou em 1990 como um movimento de uma instituição americana voltada para pesquisa do câncer de mama.

Para promover a arrecadação de fundos para a pesquisa, a Susan G. Komen for the Cure criou a “Corrida pela Cura”, que acontece desde então, anualmente, no mês de Outubro, na cidade de Nova York.

Com os anos, a Corrida pela Cura foi sendo divulgada e ganhando as ruas em outras cidades e países.

Para ampliar a mensagem, o laço rosa – símbolo do Outubro Rosa – ganhou as ruas, enfeitando as cidades e chamando a atenção da população para a campanha de prevenção ao câncer de mama.

Hoje, a campanha é divulgada, celebrada e incentivada ao redor do mundo, fixando sua mensagem e firme em sua missão: mulheres, se cuidem! Se previnam!

 O que é o câncer de mama?

O câncer se manifesta no corpo quando existe uma há uma mutação genética nas células de determinada parte do corpo, causando uma multiplicação sem controle dessas células, comprometendo o funcionamento regular do organismo. Em alguns casos, desencadeiam algum mal estar ou dor, mas muitas vezes, vão evoluindo de forma silenciosa. E é aí que a prevenção entra em cena!

No caso do câncer de mama, essa multiplicação de células anormais ocorre no tecido mamário, desenvolvendo tumores na região.

Como diagnosticar o câncer de mama?

Temos 2 opções eficazes: o auto-exame e a mamografia.

Auto-exame 

O teste consiste em apalpar toda a área das mamas e as regiões próximas à procura de algum caroço.

Para realizá-lo:

  1. Levante o braço direito, colocando a mão para trás da cabeça;
  2. Com a mão esquerda, pressione cuidadosamente a mama direita, fazendo movimentos circulares, para cima e para baixo;
  3. Pressione o mamilo;
  4. Repita o processo na mama esquerda;

Observe também se a pele da mama tem alguma rugosidade ou saliência. Esses também são vestígios de que algo pode estar acontecendo:

  • Alterações no formato ou no tamanho da mama
  • Inchaços e nódulos nas axilas
  • Vermelhidão e dor
  • Crostas na pele do mamilo
  • Coceira frequente na mama
  • Mamilo afundado
  • Pele com aspecto anormal, semelhante a casca de laranja
  • Secreção ou sangue pelo mamilo

Porém, na maioria das vezes, quando um tumor é detectado no auto-exame, pode tratar-se de um estágio um pouco mais avançado.

Por isso, caso a mulher tenha casos de câncer na família, um acompanhamento médico mais cuidadoso, com exames como mamografia, deve ser realizado periodicamente antes dos 40 anos.

Mamografia 

Na média, a recomendação é que a mamografia seja realizada a partir dos 40 anos periodicamente.

Com a mamografia, o câncer de mama pode ser detectado em seu estágios iniciais, até antes de apresentar qualquer um dos sintomas mencionados acima.

A mamografia é feita com aparelhos que utilizam a radiação para conseguir captar imagens de dentro da mama, revelando até mesmo a presença de nódulos microscópicos, que não podem ser detectados no auto-exame.

Quais os outros cuidados com a saúde da mulher devem ser tomados, para a prevenção de doenças?

Além das visitas periódicas ao seu médico, é muito importante se manter ativa com exercícios físicos e atenta a alimentação.

Uma rotina alimentar desregrada, com alta ingestão de sal, gorduras saturadas, açúcares, deficitária em verduras, legumes e frutas podem culminar em obesidade, diabetes, hipertensão arterial e anemia, contribuindo para o aumento das chances do detrimento da saúde da mulher.

Para prevenir, sempre consuma alimentos saudável, faça pratos com muitas cores, garantindo um bom consumo de vitaminas e nutrientes.

Isso deve ser crescente e ser tratado com muito cuidado, à medida em que a mulher envelhece.

Os alimentos com fonte de cálcio, por exemplo, é de grande importância no armazenamento e manutenção dos ossos, e a deficiência desse mineral  no organismo pode causar osteoporose, principalmente na menopausa, um período em que a mulher perde uma quantidade significativa desse mineral.

Para dar uma força nessa reposição, a Nova Nutrii conta com alguns complementos e suplementos, como o Nutren Sênior, que conta com a quantidade de cálcio ideal para a sua dieta.

Uma outra questão muito abordada pelo público feminino é a TPM, que também pode ser controlada com uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

Para minimizar os sintomas da mesma pode ser utilizado também alguns produtos naturais presentes em nossa loja virtual, como o Óleo de Prímula, que atua nos hormônios femininos e o Óleo de Groselha Negra, que conta com em sua grande concentração de GLA (ácido gama linolênico) em sua composição; um importante anti-inflamatório.

Aproveite o Outubro Rosa, faça um check-up, divulgue a campanha e compartilhe esse post 🙂

Conte sempre com o profissional de saúde de sua preferência para te orientar!

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br/ e confira nosso catálogo!

Tem alguma dúvida? Tem alguma dúvida? Fale com nossa equipe de nutricionistas pelos telefones (11) 4994-3555 e 0800 773 5355. Se preferir, clique aqui e ligamos para você!

Existe ainda o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse aqui e nos mande uma mensagem por inbox.

Até mais!


Leia também