Skip to content

Você sabe o que são calorias vazias?

22 dezembro 2017

Todos os alimentos que consumimos possuem uma determinada quantidade de calorias, que nos fornece a energia necessária para vivermos.

Ingerir calorias em excesso, contudo, pode levar ao ganho de peso, bem como ao acúmulo de gordura e, com isso, desencadear doenças.

Especialmente se fizerem parte do grupo alimentício composto de calorias vazias, aquelas que possuem pouco ou nenhum nutriente.

Ou seja, seu consumo contribui pouco ou quase nada para o nosso corpo. E, além disso, podem desencadear doenças, como obesidade, aumento de colesterol e do triglicérides, dentre outras.

Calorias vazias: inimigas do nosso corpo 

A grande maioria das chamadas guloseimas, como refrigerantes, doces, balas, salgadinhos, frituras, bolachas recheadas e até cerveja, se encaixam nesse grupo.

Isso significa que quem quer emagrecer deve cortar totalmente o consumo desses alimentos?

Não. A menos que você queira proceder dessa forma, claro.

O segredo da saúde é o equilíbrio!

Uma dieta saudável não é aquela cheia de restrições e culpas quando há algum deslize cometido.

Essa forma pode até trazer alguns resultados, porém, na maioria dos casos, acarreta muita carga psicológica que acaba por contribuir no desenvolvimento de distúrbios alimentares.

Evite fazer comparações calóricas. Nem sempre o alimento que é mais calórico é o que engorda ou é prejudicial à saúde.

Por exemplo: um copo de refrigerante de cola não diet ou light possui em média 85Kcal. Já um copo de suco de laranja natural, 110Kcal.

Por mais que no suco tenham mais calorias, elas são cheias, ou seja, possuem nutrientes, como vitaminas e minerais, que fazem bem ao nosso organismo. Nesse caso, temos como exemplo a vitamina C.

Existem vários alimentos que são considerados calorias vazias, mas o principal é evitar o excesso de gordura saturada, sódio e açúcar e tentar incluir a carne branca, alimentos ricos em fibras, frutas, legumes e vegetais.

Lembre-se: uma dieta saudável não combina com sofrimento, mas com uma alimentação equilibrada sem abrir mão da felicidade.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ver algum tema aqui em nosso blog? Deixe um comentário!

E acompanhe nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades.

Até a próxima!

Publicado por: Nova Nutrii | www.nutrii.com.br


Leia também