Skip to content

Suplementos na recuperação do paciente

09 abril 2020

Muito se escuta sobre o uso de suplementos para melhorar a performance de atletas, emagrecer e aumentar os músculos. Mas, existem suplementos que são capazes fazer muito mais, como auxiliar na recuperação de um paciente. Eles são capazes de repor nutrientes fundamentais para o bem-estar e melhorar a resposta imune em uma terapia nutricional.

Quando é necessário ingerir suplementos?

Quando o organismo não recebe os nutrientes necessários através da alimentação convencional ou no gerenciamento de necessidades específicas associadas a doenças, recomenda-se inserir suplementos na dieta. Eles são compostos por substâncias naturais e devem ser prescritos por um médico ou nutricionista. Os suplementos são complementos e nunca devem substituir completamente a dieta. Além disso, devem ser prescritos por médicos ou nutricionistas.

Suplementos na nutrição clínica

Existe uma variedade de suplementos para as diferentes necessidades de pacientes em tratamento. Conheça os tipos mais comuns:

Suplemento proteico:

A proteína é um macronutriente necessário para um corpo saudável. Por ser crucial na cicatrização, a suplementação é geralmente indicada para pacientes em recuperação de traumas e lesões. Também é recomendada para recuperação ou manutenção da massa muscular, quadros de desnutrição proteica e sarcopenia, muito comum em idosos.

Entre as opções de suplementos proteicos, estão:

  • Proteína do soro do leite (whey protein): possui alto valor nutricional e a absorção pelo organismo acontece de forma fácil e rápida. Quem tem intolerância à lactose deve optar pelas versões isoladas ou hidrolisadas.
  • Caseinato de cálcio: proteína de lenta absorção, que ajuda a retardar o ritmo da perda muscular. Pode ser consumido por intolerantes à lactose.
  • Albumina: suplemento à base de clara de ovo desidratada. Rico em vitaminas do complexo B. Pode ser consumido por intolerantes à lactose e com sensibilidade ao leite num geral.

Suplemento hipercalórico:

Suplementos com densidade calórica superior a 1,2 kcal/ml são considerados hipercalóricos. Ricos em carboidratos, são indicado para o tratamento nutricional de pacientes oncológicos, pacientes em risco/com desnutrição, com déficit energético, perda de peso causada por doenças, entre outros. Também são compostos de proteínas de alto valor biológico e gorduras. Além de auxiliar na recuperação do peso, os suplementos hipercalóricos melhoram o apetite e a atividade gastrointestinal. São contra-indicados para pacientes com taxas elevadas de glicemia, problemas hepático e renais.

  • Pacientes que necessitam de um grande aporte calórico, mas possuem restrição de volume, podem contar com produtos com 5kcal/ml, como o Fresubin 5kcal Shot Neutro.

Suplemento para controle glicêmico:

Pacientes diabéticos podem ter o risco nutricional aumentado devido às suas restrições alimentares. Os suplementos especializados são os mais indicados para recuperar ou manter o estado nutricional, pois possuem carboidratos de baixo índice glicêmico e maior concentração de ácidos graxos monoinsaturados, que reduzem a resistência à ação da insulina.

Suplemento imunomodulador:

Possui fórmula rica em nutrientes que fortalecem a imunidade, como a arginina, glutamina e cisteína. É geralmente indicado para pacientes oncológicos, situações de pré e pós-operatório, entre outros. Os suplementos imunomoduladores fortalecem as células de defesa do organismo, diminuindo o risco de infecções, aceleram a cicatrização de feridas, escaras e úlceras por pressão.

Ainda tem dúvidas sobre suplementos?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Suplementos na recuperação do paciente
Nome do post
Suplementos na recuperação do paciente
Descrição
Existem suplementos capazes de auxiliar na recuperação de um paciente. Eles repõem nutrientes fundamentais para o bem-estar e melhorar a resposta imune em uma terapia nutricional.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também