Skip to content

COVID-19: Cuidando da saúde mental

08 março 2021

Desde março de 2020, recebemos um “bombardeio” de informações sobre a COVID-19. Logo, é natural que esta situação impacte nossas vidas causando mais estresse, ansiedade, insegurança, tristeza, entre outros sentimentos causados pelo isolamento social e incertezas sobre a doença.

Mesmo com a chegada da vacina, ainda é importante que não esqueçamos de cuidar de nosso corpo, aumentando a imunidade e impedindo a disseminação do vírus. Os cuidados com o distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos e de tudo que tenha contato com o mundo fora de casa precisam ser redobrados. Porém, também temos que lembrar de cuidar da nossa mente neste período difícil.

Aumento nos casos de transtornos mentais

Dados divulgados pelo Google apontaram uma alta de 98% nas buscas sobre sobre transtorno mental em 2020, ante a média verificada nos dez anos anteriores. A pergunta “como lidar com a ansiedade?”, por exemplo, bateu o recorde de interesse da última década. Em relação a 2019, o crescimento foi de 33%.

Entre as três perguntas mais buscadas em 2020 contendo a expressão “como lidar”, duas estão relacionadas a ansiedade e depressão. Bateu recorde também o interesse dos brasileiros pelo questionamento do que é a felicidade. Em junho, a pergunta teve o maior volume de buscas dos últimos oito anos.

Em pesquisa feita pelo Ministério da Saúde sobre saúde mental na pandemia, foi verificado uma elevada proporção de ansiedade, chegando a 86,5% e uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático, somando 45,5%, e uma baixa proporção de depressão 16% em sua forma mais grave.

Dicas para manter a mente saudável

1. Mantenha o máximo de sua rotina diária

Continue usando o despertador. Levante-se. Vista-se. Faça o café da manhã. Estabeleça metas para o seu dia. Se você não consegue manter determinadas rotinas porque não pode sair de casa, tente encontrar alternativas.

2. Se você estiver estressado, faça uma pausa por um momento e concentre-se na respiração.

Por 3 minutos inspire e expire conscientemente. Foque em como o ar circula pelo nariz e chega aos seus pulmões. Expire lentamente. Concentre-se na sua respiração. Este é um exercício realmente simples que ajuda a acalmar e diminui o estresse. Pratique isso repetidamente, quanto mais você fizer, melhor funcionará.

3. Anote três pensamentos ou eventos positivos do seu dia, todos os dias.

Reserve cinco minutos à noite, antes de dormir, por exemplo. Concentre-se nas experiências positivas e anote-as. Talvez você tenha visto um filme engraçado hoje, conversou com um amigo com quem não conversa há muito tempo, talvez tenha aprendido algo interessante ou novo. Foque nos pensamentos e coisas positivas!

4. Coloque as coisas em perspectiva

Você tem um lugar para ficar. Você tem amigos e família. Você tem comida. Este é um momento passageiro em sua vida. Concentre-se nas coisas boas da sua vida e reflita como você pode usar essa pausa da sua rotina diária para crescer.

5. Se estiver com dificuldades, procure ajuda profissional

Ligue ou envie mensagem para amigos ou familiares e pedir uma indicação de profissional de saúde mental e entrar em contato com ele através de terapias online. Funciona da mesma forma e promove bons resultados.

6. Coma bem e faça exercícios

Isso é crucial na vida “normal” e ainda mais importante em tempos de crise sanitária. Seu corpo irá te agradecer! Corpo saudável, mente sã.

7. Se você mora sozinho ou longe da sua família

Mantenha contato com sua família e amigos por telefone, videochamadas, mensagens, rede social, o que for melhor para você.

8. Procure um novo hobby

Use esse período para fazer as coisas que você queria fazer há muito tempo. Jogue alguns games. Pinte. Cante. Escreva uma música. Escreva um poema. Escreva um conto que você queria escrever há tanto tempo. Faça coisas que sejam divertidas e prendam sua atenção.

9. Acima de tudo, faça um esforço e concentre-se no lado positivo.

Reconecte-se com seus amigos e familiares. Use este período para refletir e crescer. Este tempo ruim vai passar!

Estamos ao seu dispor para esclarecer dúvidas relacionadas à nutrição.

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Nome do post
COVID-19: Cuidando da saúde mental
Descrição
Os cuidados com o distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos e de tudo que tenha contato com o mundo fora de casa precisam ser redobrados. Porém, também temos que lembrar de cuidar da nossa mente neste período difícil.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também