Skip to content

Desmistificando a Dieta Enteral

09 abril 2020

A terapia de nutrição enteral (dieta enteral) é um tratamento recomendado para pacientes que não conseguem se alimentar totalmente pela boca. Através de uma sonda, o alimento líquido é levado até o estômago ou intestino, dependendo da recomendação médica. O organismo digere tudo normalmente, absorvendo todos os nutrientes necessários.

Ofertar uma dieta enteral é um procedimento simples mas muitas pessoas ainda têm medo e dúvidas quanto à sua eficiência. Neste artigo, vamos esclarecer os benefícios de fazer isto em casa.

Os cuidados continuam em casa

A nutrição enteral começa no hospital, seguindo orientações médicas. Mas, muitas vezes, é necessário que ela continue em casa, depois da alta, possibilitando uma recuperação saudável e com menor risco de infecções. Quem indica os alimentos que devem ser inseridos na dieta é o nutricionista, logo após avaliar e identificar as necessidades nutricionais do paciente (necessidades calóricas, protéicas, metabólicas, hídricas, etc.).

É importante lembrar que cuidar de um paciente que precisa de nutrição enteral em casa é mais simples do que parece e tem um efeito muito positivo, principalmente pelo conforto e contato familiar, adicionando mais qualidade de vida ao tratamento.

 

 Precisar de alimentação via enteral também não é sinal de mau prognóstico. Muitos pacientes voltam a se alimentar pela boca normalmente após a recuperação do estado nutricional e do quadro clínico.

Benefícios da terapia de nutrição enteral

  • É a alternativa que mais se aproxima da alimentação natural;
  • Pode receber nutrientes complexos;
  • Estimula a atividade imunológica intestinal;
  • Menor índice de complicações;
  • Dietas especializadas
  • Variedade de dietas industrializadas prontas para o consumo

Dieta enteral caseira x industrializada

Na preparação da dieta caseira (através de alimentos in-natura), há perda de nutrientes no processamento, como a liquidificação e cocção, por exemplo. Assim, não há garantias de que a necessidade nutricional será atingida.

Já as dietas industrializadas são mais práticas e seguras pois têm fórmulas completas e direcionadas às necessidades especiais dos pacientes. Estes produtos passam por um processo rigoroso que garante mais qualidade para o tratamento.

Existem dietas industrializadas nas versões em pó e líquida. Na opção em pó, o alimento é deve ser preparado com água. As opções líquidas oferecem ainda mais segurança, pois já vêm pronta para o consumo e evitam risco de contaminação na manipulação. Entre as opções líquidas, há também as dietas de sistema fechado, que já vêm prontas para serem conectadas ao equipo, sem necessidade de usar frascos.

Alguns tutoriais úteis

Nós ensinamos a manusear e administrar dietas enterais industrializadas aqui no nosso blog, além de dar dicas de higienização e cuidados extras.

Confira alguns artigos que podem te ajudar a cuidar da nutrição do paciente em casa. É só clicar aqui.

Dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Desmistificando a Dieta Enteral
Nome do post
Desmistificando a Dieta Enteral
Descrição
Ofertar uma dieta enteral é um procedimento simples mas muitas pessoas ainda têm medo e dúvidas quanto à sua eficiência. Neste artigo, vamos esclarecer os benefícios de fazer isto em casa.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também