Skip to content

Desnutrição: causas e tratamento

12 janeiro 2021

Para manter o bom funcionamento dos órgãos, precisamos de nutrientes que forneçam a energia exigida por ele. A desnutrição ocorre quando a quantidade total de proteína ou calorias disponível para atender a estas necessidades é insuficiente, ou seja, quando o corpo não recebe os nutrientes para o que o metabolismo aconteça corretamente.

Os graus mais leves de desnutrição e perda de peso são prejudiciais ao funcionamento do corpo. Já os casos de desnutrição mais profundas podem colocar a vida do paciente em risco: o quadro se torna grave quando o índice de massa corporal (IMC) cai para menos de 15 kg/m, podendo ser fatal quando o paciente sofre uma perda de massa magra superior a 40%.

Principais causas da desnutrição

A falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo é uma causa comum de desnutrição, mas hábitos alimentares pobres como amamentação inadequada, ingestão de alimentos pouco nutritivos e a falta de instrução sobre o valor nutricional dos alimentos também contribuem para a desnutrição. Infecções frequentes ou persistentes, como diarreia, pneumonia e malária se incluem como causas que motivam o surgimento da doença.

Graus de desnutrição

A desnutrição pode ser definida como primária ou como secundária, categorizada de acordo com o que a ocasionou.

Se alimentar mal ou ter uma dieta pobre em nutrientes está entre as entre as causas primárias. Já as causas secundárias são caracterizadas pela ingestão insuficiente de alimentos devido à patologias, que podem estar exigindo uma queima energética mais elevada do organismo ou impedindo a absorção dos nutrientes corretamente. Por exemplo: a presença de verminoses, câncer, anorexia, alergia ou intolerância alimentar.

Desnutrição hospitalar ou associada a patologias

Quando a desnutrição acontece no ambiente hospitalar, ela está comumente relacionada à doença de base do paciente. Diversos fatores contribuem para seu agravamento como a idade avançada, tratamento com várias drogas, quimioterapia, radioterapia, cirurgias, saúde dental, isolamento social, entre outros.

Desnutrição e perda de massa magra na terceira idade

É comum que idosos reduzam o consumo de proteínas em decorrência das perdas sensoriais – como paladar e olfato -, restrições alimentares e medicações que interferem no apetite. O processo inflamatório das doenças crônicas, mais comuns com o avançar da idade, também podem causar a uma lenta e progressiva diminuição da massa muscular. Com o tempo, ela acaba sendo substituída por colágeno e gordura.

Isosource 1.5

O tratamento da desnutrição varia de acordo com a gravidade da doença. De modo geral, busca-se recuperar o estado nutricional do paciente focando em normalizar o seu processo metabólico.

Os suplementos nutricionais são grandes aliados nesses casos. O Isosource 1.5, por exemplo, é um alimento enteral e oral nutricionalmente completo. Nele você encontra uma alta concentração de calorias e proteínas, além de 8 g/L de fibra. Ele é comumente recomendado para pacientes que sofreram uma perda exacerbada de peso e massa magra, que necessitam de grande aporte energético em menor volume.

O tratamento da desnutrição é imprescindível para a recuperação das demais patologias que o paciente enfrenta, como o câncer. Consulte o nutricionista para mais informações e recomendações.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Nome do post
Desnutrição: causas e tratamento
Descrição
Para manter o bom funcionamento dos órgãos, precisamos de nutrientes que forneçam a energia exigida por ele. A desnutrição ocorre quando a quantidade total de proteína ou calorias disponível para atender a estas necessidades é insuficiente, ou seja, quando o corpo não recebe os nutrientes para o que o metabolismo aconteça corretamente.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também