Skip to content

Diabetes: o que incluir no cardápio

23 dezembro 2020

Quem convive com a diabetes precisa ter uma dieta regrada, que controle a glicemia no sangue. Por isso, a importância de uma alimentação variada e equilibrada, com muita atenção à ingestão de carboidratos e açúcares.

No Brasil, mais de R$16,5 milhões de pessoas convivem com a doença, segundo dados do Atlas da Diabetes divulgado em 2019. Nem todas estão cientes disso.

Neste artigo, vamos falar sobre alimentos e suplementos que auxiliam no controle glicêmico.

Antes de tudo, lembre o que deve evitar

A diabetes é uma doença ocasionada pela deficiência na produção de insulina no organismo. Este hormônio, produzido no pâncreas, é responsável por controlar a glicose no sangue.

A alimentação dos diabéticos deve ser focada em controlar, principalmente, o consumo de carboidratos e açúcares. Deve-se evitar consumir grandes quantidades destas substâncias nas refeições pois elas são rapidamente transformadas em glicose e podem ocasionar picos de açúcar no sangue.

Picos de glicose podem causar o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando as chances um ataque cardíaco ou derrame.

Sabendo disso, evite também

  • Passar muitas horas sem se alimentar;
  • Alimentos à base de farinha branca;
  • Alimentos muito açucarados;
  • Mais de 3 frutas por dia;
  • Manter uma vida sedentária;
  • Beber pouca água;
  • Excesso de álcool.

Controlando a glicemia na alimentação

Os alimentos não substituem os remédios mas servem de apoio na dieta. Lembre-se que eles não devem ser consumidos em exagero.

  • Canela: impede a rápida liberação rápida de açúcar no sangue.
  • Maçã: as fibras solúveis da fruta modificam a carga glicêmica da refeição, tornando a absorção do açúcar mais gradativa.
  • Carboidratos integrais (como arroz): eles possuem fibras e proteínas intactas para controlar a glicemia.
  • Aveia: contém betaglucana, que promove a saciedade e, consequentemente, retarda a absorção de sangue pelo corpo.
  • Oleaginosas: o magnésio, gorduras boas e ácidos graxos presentes auxiliam no controle glicêmico.

Suplementos alimentares podem ser aliados

Devido às restrições alimentares, alguns diabéticos podem ter sua nutrição em risco. Idosos podem desenvolver mais facilmente sarcopenia, que é a perda rápida de massa muscular.

Garantir mais nutrientes, saúde e bem-estar para a rotina dos pacientes com diabetes não é difícil: há no mercado uma variedade de dietas especializadas, com calorias, proteínas, vitaminas e minerais em quantidades especificadas e que auxiliam no controle glicêmico.

Uma dessas opções é o Novasource GC, formulado pela Nestlé Health Science. Ele pode ser consumido via oral ou sonda, para pacientes enterais. Sua fórmula normocalórica e normoproteica contém carboidratos específicos (dentre eles, a maltodextrina, frutose e o amido de tapioca) para promover absorção gradativa de açúcar, proporcionando a regulação do nível de glicose.

Ele já vem pronto para o consumo e pode substituir refeições, pois contém a quantidade ideal de vitaminas e minerais para o dia-a-dia. Você encontra Novasource GC em versão de 1L, no sabor baunilha, ou de 200ml, nos sabores morango e baunilha.

Experimente!

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Diabetes: o que incluir no cardápio
Nome do post
Diabetes: o que incluir no cardápio
Descrição
Quem convive com a diabetes precisa ter uma dieta regrada, que controle a glicemia no sangue. Por isso, a importância de uma alimentação variada e equilibrada, com muita atenção à ingestão de carboidratos e açúcares.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também