Skip to content

Dieta Parenteral e Enteral, qual a diferença?

13 maio 2019

Aqui no nosso blog costumamos falar bastante sobre a Dieta Enteral, como neste artigo que explica o que ela é e nesse outro sobre como usá-la adequadamente. Hoje traremos para vocês mais informações sobre a Dieta Parenteral, um meio alternativo de dieta usada quando a enteral não for possível.

Lembrando sobre a Dieta Enteral

A Dieta Enteral é uma forma líquida de tratamento nutricional utilizada quando o paciente não pode ingerir sólidos por via oral.

Nessa dieta todos os nutrientes que podem ser obtidos através da alimentação sólida são mantidos na alimentação líquida.

A administração dessa dieta pode ser realizada por meio de um tubo ou por meio de sonda de gastrotomia, nasogástrica, jejunostomia ou nasojejunal, com acessos pelo nariz, abdômen ou traqueia, dependendo da indicação do médico para a necessidade do paciente.

E a Dieta Parenteral, o que é?

A Dieta Parenteral é também em forma líquida, uma solução ou emulsão com diferentes formulações preparadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Ela é composta basicamente por carboidratos, aminoácidos, glicose, gorduras, proteínas, eletrólitos, sais minerais e vitaminas. Quando por algum motivo a Dieta Enteral não puder ser realizada, entra em cena a Dieta Parenteral que será administrada de forma intravenosa, por meio de cateter, diretamente na veia.

O cateter venoso pode ser inserido nos membros superiores ou central, na cava, jugular ou femoral.

Sendo assim, a diferença principal dessas duas Dietas será a forma como ela será administrada. Lembre-se que os responsáveis pela decisão sobre o tipo de dieta são os membros da equipe multidisciplinar que cuidam de cada paciente. Eles levarão em conta diversos fatores para tomar essa decisão, como condições clínicas, o tipo da doença, como está a acessibilidade ao sistema venoso, entre outros. Podendo até mesmo serem indicadas as duas dietas ao mesmo tempo.

 

Espero que tenhamos esclarecido qualquer dúvida sobre a Dieta Parenteral! Mas, se você ainda tiver alguma questão sobre esse assunto, não hesite em nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão!

Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!

A gente se vê no próximo artigo,

até!


Leia também