Skip to content

Os cuidados necessários antes e depois da cirurgia

16 setembro 2019

Uma cirurgia sempre envolve algum risco. No entanto, alguns cuidados no pré-operatório podem não só diminuir esses riscos como contribuir para o sucesso da operação e uma recuperação mais rápida após o procedimento cirúrgico.

Com o intuito de ajudar na orientação do paciente que irá submeter-se a um procedimento cirúrgico, preparamos esse texto com orientações gerais e os benefícios de indicar uma alimentação específica para esses casos. Assim, deixando o paciente preparado e seu sistema imunológico fortalecido visando seu bem-estar.

Orientações gerais

Os exames são fundamentais para averiguar o estado do paciente. Dessa forma é possível verificar o estado geral da saúde do paciente, bem como as contraindicações à anestesia ou ao próprio procedimento cirúrgico. É importante solicitar ao paciente todas as informações sobre doenças crônicas, como hipertensão ou diabetes, e sobre medicamentos que porventura o paciente esteja sendo submetido. Os seguintes itens podem servir como guia para fazer as verificações básicas:

  • Converse com o seu paciente e esclareça a ele todas as dúvidas que ele possa vir a ter. Deixe claro as orientações específicas da cirurgia, sobre como irá ser o procedimento cirúrgico e quais cuidados que ele precisará ter após a cirurgia;
  • Questione sobre a saúde do paciente com relação às doenças crônicas, se faz uso de algum medicamento e histórico de saúde familiar;
  • Certifique-se de que o paciente não esteja fazendo uso de aspirina ou derivados, arnica, ginkgo biloba, remédios naturais ou homeopáticos. O ideal é interromper o uso de qualquer medicamento (que não seja o indicado por médicos) 2 semanas antes e 2 semanas após a cirurgia;
  • Recomende que o paciente evite dietas radicais ou restritivas. Essas dietas podem privar o organismo de certos nutrientes que contribuem para uma rápida recuperação e cicatrização. Indique uma alimentação saudável rica em alimentos cicatrizantes como o leite, iogurte, laranja e abacaxi, lembrando que é importante verificar as restrições alimentares de cada paciente. No próximo tópico, iremos apresentar o Impact, um alimento rico em nutrientes que irá ajudar na preparação do sistema imunológico do paciente;
  • Oriente ao paciente sobre sua necessidade de ajuda nos primeiros dias após a cirurgia, seja por parentes ou profissionais especializados. Isso é necessário pois o paciente precisará repousar e evitar a realização de esforços;
  • É muito importante solicitar que o paciente interrompa o uso de cigarros 1 mês antes da cirurgia, pois o tabaco irá retardar o processo de cicatrização;
  • Também é necessário evitar a ingestão de bebidas alcoólicas nos 7 dias antes da cirurgia;
  • A depender do tipo de cirurgia, solicitar o jejum, sendo recomendado interromper a ingestão de alimentos ou bebidas até à meia-noite do dia anterior;
  • Se o paciente precisar ficar internado, lembrar que ele deve levar 2 trocas de roupa confortáveis, de preferência que não tenham botões e que sejam fáceis de vestir, roupa íntimas e alguns produtos de higiene pessoal como escova e pasta de dentes. Além disso, o paciente não pode esquecer de levar todos os exames realizados e documentos necessários;
  • O paciente também deve ser lembrado de não passar cremes ou cosméticos na região em que vai ser operado.

De todas essas recomendações, a alimentação é um item especial. Isso porque ela é responsável por fortalecer não só o sistema imunológico do paciente, como também preparar o corpo para a cicatrização, etapa posterior e muito importante para o sucesso da operação e bem-estar do paciente. Por isso, a seguir, apresentaremos dois produtos que juntos poderão ajudar nesse processo tão delicado. O primeiro, Impact, é ideal para preparar o paciente para a cirurgia, enquanto o segundo, Proline, é recomendado para a recuperação do paciente pós-cirúrgico.

O Nestlé Impact antes da cirurgia

O Impact é uma fórmula alimentar normocalórica e hiperproteica especialmente desenvolvida pela Nestlé para aumentar o desempenho do sistema imunológico dos pacientes pré-cirúrgicos. Ele é muito eficiente em casos de pacientes oncológicos. Sua eficácia provém de nutrientes como arginina e é enriquecido com ômega 3, fundamental para a cicatrização e o fortalecimento da imunidade do paciente.

Seu principal benefício é auxiliar o organismo no processo de cicatrização, ajudando a diminuir o risco de infecções das feridas cirúrgicas ou provocadas por traumas, pois atua também no desenvolvimento do sistema imunológico.

As proteínas, como a arginina contida na fórmula, são as responsáveis pelo processo de multiplicação e renovação celular, assim, auxiliando na cicatrização e recuperação dos tecidos. Além disso, a fórmula conta também com o ômega 3 (ácidos graxos w-3), que desempenha um papel fundamental para a modulação do sistema imunológico, pois fortalece as células de defesa do organismo.

O Impact é um alimento pronto e em quantidade ideal para consumo, desenvolvido para satisfazer as necessidades nutricionais e metabólicas de um adulto. Por causa de seu tamanho e sabores disponíveis, o paciente pode consumi-lo como sobremesa após as refeições, suplementando a alimentação, sem ter que necessariamente substituí-la.

Conforme recomendação da a nutricionista responsável pela Nova Nutrii, Joanna Carollo, ele não pode ser aquecido, para que não haja alteração em sua formulação, por isso é importante informar ao paciente sobre esse cuidado.

Para conhecer mais e comprar o Impact, temos um artigo completo sobre ele aqui.

O Novasource Proline depois da cirurgia

O Proline é um suplemento nutricional hiperproteico, que tem em sua composição os aminoácidos arginina e prolina, alto dos minerais  Zinco e Selênio, além das vitaminas A, C e E, auxiliando pacientes com problemas de cicatrização.

Devido ao seu alto teor de proteína, em conjunto com os aminoácidos, minerais e vitaminas descritos acima e que fazem parte de sua composição, Novasource Proline conta com um combo especial que potencializa o tratamento de pacientes com problemas de cicatrização em geral, como lesões por pressão, lesões crônicas e, principalmente, procedimentos pós-cirúrgicos. Os nutrientes dessa fórmula, em especial o Zinco e selênio, atuam diretamente na reparação de tecidos.

Novasource Proline já vem pronto para consumo e não necessita ser diluído ou misturado a nenhum outro alimento. Assim, fica garantido que suas propriedades serão mantidas.

A nutricionista Joanna Carollo indica que a dosagem recomendada varia de 01 a 03 unidades por dia nos horários intermediários às refeições principais. Porém, é necessário observar cada caso e verificar quais as necessidades de seu paciente.

Para conhecer mais e comprar o Novasource Proline, visite esse artigo.

Conte com a Nova Nutrii

Caso esteja interessado em recomendar esse produto ou outros da linha Impact, na nossa loja você profissional da saúde encontra dezenas de opções com total praticidade e muita economia para seu paciente.

Caso haja qualquer dúvida sobre esses produtos, não hesite em nos contatar. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!

Espero que tenham gostado de nosso artigo, nos vemos no próximo,

até!


Leia também