Skip to content

Convivendo com a disfagia

06 dezembro 2019

A disfagia é uma doença que causa problemas na deglutição de alimentos e dá a sensação de que a comida está presa na boca, garganta ou esôfago. Apesar de ser comum, atingindo cerca de 14% da população com mais de 50 anos, a disfagia é um problema muito sério causado por doenças no sistema nervoso, espasmos dos músculos do esôfago ou outros distúrbios e deve ser tratada por profissionais. Os líquidos são especialmente perigosos para quem sofre da doença porque possuem baixa viscosidade, favorecendo o risco de aspiração.

O quadro de disfagia pode se agravar facilmente se o paciente não adaptar a sua dieta, o que resulta em desnutrição, desidratação, perda de peso, infecções respiratórias, etc. O convívio social também acaba sendo afetado, por isso é importante contar com o apoio da família e de um fonoaudiólogo para superar a doença.

Um grande aliado para a terapia da deglutição é o uso de espessantes alimentares, como o Resource Thicken Up Clear, que dão mais viscosidade a soluções líquidas e facilitam a alimentação do paciente. Eles são indicados pelo fonoaudiólogo, que acompanha o tratamento e determina o processo evolutivo de acordo com o caso do paciente.

Alimentação com espessantes

Engolir líquidos exige um maior controle oral e, para quem sofre de disfagia, o risco de broncoaspiração aumenta. Esse processo pode ser mais agradável com o uso de espessantes alimentares. Eles aumentam a viscosidade e a consistência da solução de acordo com a grau indicado pelo fonoaudiólogo.

A textura é controlada pela quantidade de produto utilizada:

  •  1 colher de espessante para cada 100 ml de líquido = Ponto de néctar.
  • 2 colheres de espessante para cada 100 ml de líquido = Ponto de mel.
  • 3 colheres de espessante para cada 100 ml de líquido = Ponto de pudim.

O Thicken Up Clear, desenvolvido pela Nestlé, é um produto de alta qualidade feito para auxiliar neste processo. Dentre as opções, é o único que não altera o sabor, cheiro ou cor do alimento, além de não formar grumos. Pode ser usado em substâncias quentes ou frias, como sucos, leite, água, purês ou caldos, e age de forma instantânea. Thicken Up Clear pode ser consumido por crianças, adultos e idosos.

Qualidade de vida

Além de alterar o metabolismo, a dificuldade de engolir causada pela disfagia acarreta complicações emocionais. A mudança na maneira de fazer uma refeição pode ser muito estressante para o paciente e resultar em depressão e isolamento.

Alguns métodos podem ser cruciais para melhorar a qualidade de vida de quem sofre da doença:

  • Fazer várias refeições por dia, em menores quantidades;
  • Comer mais devagar;
  • Dividir o alimento em vários pedaços;
  • Usar espessantes alimentares;
  • Evitar bebidas alcoólicas, cafeína e tabaco;
  • Tentar não se distrair durante as refeições;
  • Comer em uma posição confortável;
  • Se alimentar sem pressa;
  • Pedir ajuda, se necessário.

Acompanhamento com fonoaudiólogo

Indispensável no tratamento da disfagia, o fonoaudiólogo é o profissional responsável por ajudar o paciente a se recuperar da doença. Após o diagnóstico, são realizados exercícios e aprendem-se técnicas para retomar uma alimentação segura e, consequentemente, refeições mais prazeirosas.

Você pode contar com esse profissional durante todo o processo. Os benefícios deste acompanhamento são reconhecidos e estão cada vez mais em destaque.

 

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre disfagia e o uso de Resource Thicken Up Clear, não hesite em contatar a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.

Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Convivendo com a disfagia
Nome do post
Convivendo com a disfagia
Descrição
Neste artigo nós damos dicas de como amenizar o quadro de disfagia, que apesar de comum, é um problema muito sério que causa problemas na deglutição de alimentos.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também