Skip to content

Dieta Enteral em Pó: o que você precisa saber.

20 maio 2019

A Dieta Enteral é um método utilizado quando uma pessoa não consegue, ou não pode, consumir seus alimentos oralmente, precisando da ajuda da sonda – para saber mais sobre a Dieta Enteral, é só clicar aqui.

A Dieta Enteral pode vir já de forma líquida, pronta para o consumo, ou em pó. Ambas possuem os mesmos nutrientes que o paciente obteria por meio da alimentação norma, como proteínas, gorduras, carboidratos e outras necessidades específicas de cada caso. Isso porque dependendo da condição do paciente, a equipe responsável irá indicar a dieta mais adequada. Há dietas com mais calorias (hipercalóricas), isentas de açúcar, com mais proteínas (hiperproteicas), entre outras.

Essas dietas em pó têm como vantagem renderem mais porções por embalagem, porém precisam ser preparadas adequadamente antes de seu consumo. Nesse artigo iremos falar mais sobre esse tipo de dieta e ensiná-los o procedimento correto de preparo. Vamos lá?

Como preparar a dieta enteral em pó

É muito importante saber preparar esse tipo de dieta adequadamente. Uma vez que esse alimento será conduzido por tubos, ele precisa estar devidamente manipulado para evitar acidentes. O cuidador ou o familiar responsável pela alimentação precisa tomar alguns cuidados.

Tudo começa com a devida higienização dos materiais. Lave todos os objetos que serão utilizados na aplicação da dieta: o equipo, frascos, colheres e vasilhas. Utilize detergente neutro e água quente. Recomenda-se também o uso das luvas descartáveis.

Por ser uma dieta em pó, iremos precisar diluí-la conforme a recomendação do médico ou nutricionista. Nesse passo, utilize água filtrada e fervida. Para isso, ferva a água e depois espere que a temperatura abaixe deixando a água morna. Adicione o pó e mexa bem, até que ele fique completamente dissolvido. Se for necessário, adicione mais água até que o volume desejado seja atingido.

Agora, transfira o alimento para o frasco, na medida exata da recomendada e o conecte ao equipo. Assegure-se de que a pinça de rolete esteja fechada, para que o líquido não vaze.

Uma vez colocado o frasco em uma posição que fique acima da cabeça do paciente, abra a pinça do equipo e deixe o alimento escorrer para que preencha todo o espaço sem que sobre ar.

Feche a pinça, conecte o equipo à sonda e, então, abra novamente a pinça, deixando que haja o gotejamento na velocidade indicada pelo médico ou nutricionista.

Agora é só esperar até que o conteúdo do frasco se esvazie.

Não se esqueça de, ao fim do procedimento, fazer o processo de limpeza. Para isso, use uma seringa com água filtrada e fervida para injetar no equipo e na sonda, para que ela fique limpa e não tenha obstrução.

Seguindo essas dicas, você conseguirá preparar e administrar a dieta enteral em pó de maneira fácil e descomplicada.

 

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o uso da dieta enteral em pó, pode perguntar pra gente! Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.

Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo!

Espero que tenham gostado de nosso artigo, a gente se vê no próximo,

até!


Leia também