Skip to content

Dieta enteral para diabéticos

22 julho 2020

A alimentação de um paciente com diabetes requer uma atenção especial e algumas restrições. Para os que necessitam da Terapia de Nutrição Enteral (TNE), existem no mercado dietas industrializadas, prontas para o consumo, que auxiliam diretamente no controle glicêmico e tornam o tratamento mais seguro. Neste artigo, vamos explicar como isso funciona e as principais recomendações.

Diabetes e controle glicêmico

O Diabetes é uma doença crônica, causada pela falta ou má absorção de insulina, impedindo o organismo de assimilar a glicose corretamente. Dessa forma, os níveis de açúcar no sangue podem subir além dos limites do corpo.

Controlar a glicemia (índices de glicose no sangue) diminui significativamente as complicações do Diabetes. Fatores como estresse, outras doenças, sedentarismo, pressão arterial e, principalmente a alimentação afetam diretamente nos níveis de glicose no sangue.

Nutrição enteral

A Terapia de Nutrição Enteral (TNE) é uma alternativa recomendada para pacientes que não conseguem se alimentar pela boca. É inserida uma sonda através do nariz até o estômago (sonda nasogástrica) ou diretamente no intestino delgado (sonda nasoentérica), onde os alimentos são ofertados através de tubos flexíveis.

A TNE é geralmente iniciada no hospital e pode ser recomendado que continue em casa. Você pode ler mais sobre o procedimento domiciliar nos artigos do nosso blog. É só clicar aqui e aqui.

Dietas enterais para diabéticos

As dietas enterais são administradas, principalmente, para manter ou recuperar o estado nutricional de um paciente, auxiliando o organismo no tratamento de outras doenças. Existe no mercado uma variedade de dietas especializadas para quem tem diabetes, como o Novasource GC da Nestlé Health Science e Pleni D da Nutricium.

Estes alimentos foram formulados para, além de nutrir o paciente, reduzir as complicações do Diabetes, facilitar o controle glicêmico e podem diminuir a necessidade de insulina – e consequentemente reduzir o risco de hipoglicemia.

Você pode encontrar opções enterais e orais para nutrição de diabéticos na Nova Nutrii. É só clicar aqui.

* Não esqueça de consultar seu médico e nutricionista antes de ofertar um novo alimento ao paciente.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.

Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

Resumo
Dieta enteral para diabéticos
Nome do post
Dieta enteral para diabéticos
Descrição
A alimentação de um paciente com diabetes requer uma atenção especial. Neste artigo, vamos explicar como encontrar dietas enterais ideais para este caso.
Autor
Publicado por
Nova Nutrii
Logotipo

Leia também